Confira a coluna de Antônio Larangeira de 5 de agosto de 2010

Justiniano Oliveira França (Justiniano França).
Justiniano Oliveira França (Justiniano França).
Justiniano Oliveira França (Justiniano França).
Justiniano Oliveira França (Justiniano França).

Justiniano deixa secretaria

A decisão do vereador Justiniano França de retornar à Câmara Municipal, ao pedir exoneração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foi de caráter pessoal, e não político, e sem qualquer estremecimento nas relações dele com o prefeito Tarcízio Pimenta. Num ano eleitoral, é natural que possam ocorrer especulações sobre mudanças como essa, mas nem sempre supostas desavenças têm veracidade”, comenta o prefeito de Feira de Santana. “Tanto o convite quanto o seu afastamento da secretaria em apreço ocorreram de forma muito transparente e sem qualquer trauma para o nosso grupo político”, assegura. Segundo consta a decisão de deixar a pasta não teve qualquer outra motivação, senão a apresentada pelo próprio vereador, que desde fevereiro de 2010 assumia a pasta. O vereador Justiniano França é o terceiro político, ligado ao ex-prefeito José Ronaldo, a deixar o governo municipal, antecedido .por Antônio Carlos Borges Júnior e Alcione Cedraz. O prefeito Tarcízio Pimenta designou Gilberto Ruy Rocha, para assumir interinamente o cargo de secretário municipal de desenvolvimento econômico.

Reforma

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, entrega a reforma da Casa de Oxalá do Camdomblé Ilê Axé Opô Afonjá, localizado no bairro de São Gonçalo, em setembro, para a festa das Águas de Oxalá. Entre os reparos realizados estão: recomposição total do telhado, pisos, esquadrias e reforma da cozinha. Juca estará presente na comemoração do centenário do Ilê Axé Opô Afonjá no dia 01 de agosto, na única folga que terá ao presidir a 34ª. Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em Brasília.

Cinema

O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) realizam mais uma parceria com a Mostra do Cinema Francês Contemporâneo que irá até o dia 10 de agosto, com a exibição de Povoado Number One (Rabah Ameur – Zaumeche – 2006) e Tudo Perdoado (Mia Hansen-Love 2007).

Em Paris

Continua na França até outubro, participando de exposições na Academie Arts Scciences Letrres de Paris, o artista Ed Ribeiro, que retornará ao Brasil para expor nas duas galeria do Senado em Brasília em novembro, e na Semana da Consciência Negra.

Abate inspecionado

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) acompanhou em Feira de Santana, o abate inspecionado do primeiro lote de seis animais que ingeriram ração com proteína de base animal, da popularmente conhecida “cama de frango”. A medida preventiva, orientada pela legislação do Ministério da Agricultura e organismos internacionais, visa evitar a transmissão de doenças a outros animais e zelar pela segurança alimentar da população. Outros dois lotes de animais aguardam o resultado de uma contra prova para detectar a presença da proteína animal. Em caso positivo, a Agência realizará o mesmo procedimento de abate. “A Bahia foi a primeira Unidade da Federação a determinar, através da Portaria Estadual nº 441/2008, a proibição da cama de frango” salientou o diretor de defesa sanitária animal da Adab, Rui Leal, que junto ao médico veterinário José Neder, esteve presente no frigorífico Frifeira, garantindo a eficácia da ação, em todas as etapas do abate.

Sobre Antonio José Larangeira 3067 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]