Jovem acadêmico corre o mundo e volta para receber Título de Cidadão Feirense

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Dos paralelepípedos da Rua Nova aos confins do deserto australiano. Assim poderia ser resumida a trajetória de vida de Alan Alves Brito, um menino que sonhou tão alto que somente nas estrelas encontrou o ponto de partida para o projeto que o levou a vários os continentes. Mas o seu currículo, que motivou a concessão do Título de Cidadão Feirense, entregue na noite de quinta-feira (12/08/200) pela Câmara Municipal, vai muito além da questão geográfica.

Nascido no sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, mas oficialmente registrado em Barra do Choça, Alan veio para Feira de Santana com os pais, o operador de máquinas Daniel da Silva Brito, e Janice Alves Brito, aos oito anos de idade. Cresceu no bairro Rua Nova, de onde saiu em 2002, para completar os estudos de pós-graduação em São Paulo, depois de se graduar em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

“Na Rua Nova aprendi tudo, mas talvez a maior de todas as lições foi a de que vivíamos num país desigual”, disse o doutor Alan Alves Brito, que cursou Mestrado e Doutorado em Astrofísica, conheceu o mundo e hoje, cursando o pós-doutorado na área, não tem dúvidas: “Eu fiz as minhas escolhas motivado pelos valores que eu aprendi em casa, mas também com os valores que eu aprendi na rua, na escola e na igreja”.

Num discurso extremamente bem elaborado e pontuado pela emoção das lembranças da infância e da adolescência em um bairro periférico, o novo cidadão feirense não se esqueceu das teias sociais com as quais conviveu, a exemplo do Programa de Saúde do Adolescente (Prosad), e que fizeram de Feira de Santana o seu porto seguro. Os agradecimentos foram para todos que passaram pela sua vida: pais, familiares, professores e amigos.

“Eu sou de Feira de Santana”, disse o homenageado com veemência, citando o escritor Guimarães Rosa para definir sua relação com a cidade e a região: “O sertão me produziu, depois me engoliu, depois me cuspiu do quente da boca”. Alan afirmou ainda que será eternamente grato a Feira de Santana, que lhe deu os melhores e maiores de todos os bens – a cultura e a educação – o que fez dele um cidadão do mundo.

Trajetória de sucesso

O vereador Ewerton Carneiro da Costa (Tom), autor do projeto de concessão da cidadania a Alan Alves Brito, que também é da Rua Nova, se emocionou ao falar da trajetória do menino que estudou em escolas públicas, sempre esteve inserido no contexto de sua comunidade e nunca deixou de sonhar. “Para mim, isso é a prova de que o sucesso só vem para aqueles que têm determinação”, disse, acrescentando que Alan é um grande exemplo a ser seguido.

Lembrando que Alan sempre foi apaixonado pela Ciência de modo geral e pela Astronomia em particular, Ewerton Carneiro citou que o mesmo participou, aos 13 anos, do Projeto Ciranda da Ciência, da Fundação Roberto Marinho. Depois de concluir o bacharelado em Física, foi aprovado em vários cursos de Mestrado, optando pelo de Astrofísica da Universidade de São Paulo (USP), uma das instituições de maior visibilidade do país.

Em 2008, Alan defendia sua tese de doutorado em Astrofísica no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Durante o doutorado, ele realizou estágios e participou de conferências em diversas partes do mundo, chegando a morar no Chile, Estados Unidos e Austrália. Também visitou países como Portugal, Alemanha, França, Espanha, México e Argentina, sempre atuando em sua área de estudos.

No ano passado, o cidadão feirense que recebeu o título em sessão conduzida pelo presidente da Casa da Cidadania, vereador Antônio Carlos Passos Ataíde, teve seu trabalho indicado ao Prêmio Nacional de Melhor Tese de Doutorado da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. “Fica evidente que seu vasto currículo fala mais alto que qualquer justificativa”, argumentou o autor da homenagem.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]