Confira a coluna de Antônio Larangeira de 8 de agosto de 2010

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Jornada de Alergia

Com a finalidade de desenvolver o seu programa de Educação Continuada, a ASBA – Regional Bahia promoverá nos dias 20 e 21 de agosto de 2010, no Acalanto Convenções, em Feira de Santana, a VI Jornada de Alergia e imunopatologia Clinica, especificamente para os profissionais deste segmento de saúde, assim como graduandos e pós graduandos das cidades vizinhas. Entre os coordenadores está o médico alergista Claudio Luis Nogueira.

Nelson Rodrigues

Os fãs do dramaturgo Nelson Rodrigues terão um mês recheado de apresentações teatrais em Feira de Santana no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), com o “Nelson aGosto”, evento que marca os 98 anos de nascimento de um dos maiores expoentes da dramaturgia brasileira. A abertura está prevista para o dia 12, a partir das 20 horas, com a encenação da peça Valsa nº6, dirigida por Gugu dos Anjos. Está peça será apresentada também no dia 16. As outras montagens previstas são Os homens de Nelson, com texto e direção de Jean Marques, nos dias 14, 15 e 28; Noiva da Morte, direção de Geovane Mascarenhas, nos dias 14, 15 e 28 e O Justo,também dirigida por Mascarenhas, nos dias 21, 22 e 29.

Retrate Interior

Direcionado aos grupos e artistas de teatro que tenham pelo menos 03 anos de atividade em teatro, numa iniciativa do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões da Bahia acontecerá em Feira de Santana, Porto Seguro, Ilheus, Vitoria da Conquista, Jequié e Euclides da Cunha, o Retrate Interior 2010, evento que conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado. Serão duas turmas com 20 (vinte) alunos cada uma e cujas inscrições ocorrerão até o dia 27 próximo, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro. Para os artistas que já possuem DRT (registro profissional) devem preencher a ficha de inscrição e, apenas, anexar à mesma, cópia da página da carteira de trabalho que consta o nº. do DRT e a função.

Licença

O senador feirense João Durval (PDT-BA) comemorou a aprovação, na terça-feira, de uma emenda à Constituição que amplia a licença maternidade de quatro para seis meses. De autoria da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) a proposta de emenda modifica a Constituição e obriga a todas as empresas e o serviço público a conceder a licença por 180 dias. Atualmente a licença maternidade de seis meses é obrigatória no serviço público e opcional na iniciativa privada. O projeto segue para a Câmara onde deverá ser aprovado em dois turnos. Em caso de modificação, precisará retornar ao Senado.

João Durval comentou a aprovação por unanimidade. “É um projeto moderno, que põe o Brasil num patamar absolutamente atual. A amamentação por seis meses é de suma importância para a saúde de nossas crianças, além de aumentar o convívio familiar, que vai se refletir na formação do caráter futuro dos nossos filhos.” O senador João Durval participa, em Brasília, nesta semana, do esforço concentrado que pretende limpar a pauta do Senado em relação a medidas provisórias, emendas constitucionais e aprovação de autoridades para diversos setores do serviço público.

Novos frigoríficos

O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, assinou na quarta-feira, (4), em Itaberaba, ordem de serviço autorizando a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, (Adab), a iniciar os trabalhos visando a descentralização do abate na região da Chapada e do Paraguaçu, com a construção de um frigorífico no município de Itaberaba. Esta será uma das ações do programa Seagri Itinerante, realizada em Itaberaba e Mucugê. O secretário vai assinar também ordem de serviço autorizando a construção de uma unidade de beneficiamento de frutas no município de Bonito. O frigorífico de Itaberaba é um dos 15 novos abatedouros que o governo do Estado está implantando na Bahia, ampliando em 50% o número de frigoríficos.

Língua alemã

A Universidade Estadual de Feira de Santana e o Instituto Cultural Brasil Alemanha (Goeth-Institut Salvador Bahia) matriculam até 23 vindouro para o Curso de Língua Alemã, iniciativa de acordo de cooperação pedagógica e cultural com o objetivo de divulgar o idioma e a cultura alemães. Através deste acordo o Goeth-Institut passa a ministrar aulas de alemão na Uefs, fazendo uso do espaço físico administrado pelo Departamento de Letras e Artes (DLA), situado no Módulo 2, campus universitário. O diretor do DLA, professor doutor Geraldo Ferreira de Lima, salienta que a assinatura desse acordo é importante porque possibilitará a realização de intercâmbio entre as instituições acadêmicas do Brasil e da Alemanha através do Deutscher Akademischer Austauschdienst ( Daad – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).

Passa bem

Com saúde restaurada a senhora Ritinha Kruschwsky, que esteve internada no Hospital Aliança durante algumas semanas, pregando um susto ao seu marido empresário Carlinhos Kruschewsky.

Sobre Antonio José Larangeira 3063 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]