Jorge Yanai diz que dívida dos produtores rurais é insustentável

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.

O senador Jorge Yanai (DEM-MT) disse nesta quarta-feira (11/08/2010) que a dívida dos produtores rurais chegou a um ponto “absolutamente insustentável”. Segundo ele, somente em Mato Grosso a dívida gira em torno de R$ 12 bilhões e a inadimplência vem se tornando um fato comum entre os produtores.

– Em 2009, um terço dos produtores mato-grossenses não conseguiu honrar suas dívidas. Em 2010, espera-se que dois terços vivam essa situação. Já passa de 500 o número de processos de execução contra produtores mato-grossenses inadimplentes que podem, em alguns casos, perder até suas máquinas – alertou.

Yanai assinalou que o momento é de pensar “com carinho” em uma solução que resolva definitivamente o problema da dívida agrícola. Ele sugeriu que primeiramente sejam estipuladas regras claras para as situações que escapem ao controle do produtor, como quebra de safra ou de receitas. Assim, seria possível garantir a renegociação da dívida em bases justas e o planejamento para a safra seguinte.

Em seguida, o senador aponta a necessidade de um trabalho completo e minucioso de reavaliação dos saldos devedores de todos os incontáveis planos de crédito em vigor desde os anos 80. Ele observou que o Tribunal de Contas da União (TCU) já detectou erros de cálculo nas dívidas rurais. Para o senador, os produtores têm pleno direito ao ressarcimento dos valores pagos indevidamente a mais.
Em terceiro lugar, argumentou o senador, o governo precisa apresentar propostas mais bem estruturadas e que ataquem “efetiva e definitivamente” o problema.

– Os produtores já estão cansados de simplesmente rolar a dívida. Eles precisam de opções concretas e factíveis para, se não acabar com a dívida definitivamente, pelos menos minimizá-la a ponto de deixar de influir negativamente sobre a produção – afirmou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]