Índice que reajusta aluguéis sobe para 0,55% na segunda prévia do mês

Rio de Janeiro – O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou alta de 0,55%, na segunda apuração de agosto. No mesmo período de julho, a taxa ficou em 0,03%, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O IGP-M é usado como referência para o reajuste de aluguéis e tarifas de energia elétrica. De acordo com a FGV, a elevação da taxa foi fortemente influenciada pelo aumento nos preços de produtos no atacado, com a variação do Índice de Preços ao Produtor de –0,01% na segunda medição de julho, para 0,89% na segunda prévia de agosto. O destaque foi o minério de ferro, cuja taxa passou de –0,73% para 14,81%, na mesma comparação.

Já os preços de produtos no varejo continuaram em queda. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de -0,28%, no segunda medição de agosto, ante -0,18%, no mesmo período do mês anterior. As maiores contribuições foram dos grupos alimentação (de -0,88% para -1,33%), e vestuário (de -0,03% para -1,08%).

O terceiro componente do IGP-M, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), também registrou decréscimo na segunda prévia de agosto, com taxa de 0,27%, ante 0,72%, no mesmo período do mês anterior. A taxa do índice relativo a materiais, equipamentos e serviços passou de 0,55%, em julho, para 0,43%, em agosto. O índice sobre o custo da mão de obra registrou taxa de 0,09%, inferior à do mês anterior, de 0,91%.

*Com informações da Agência Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.