IBGE faz nova seleção para contratar mais 2 mil recenseadores

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu hoje (18/08/2010) inscrições para contratar mais 2.006 recenseadores para o Censo 2010. As vagas são para trabalhar em Goiás, no Paraná, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e em São Paulo a partir do dia 6 de setembro. Segundo o IBGE, nestes estados, o número de recenseadores ficou aquém do necessário.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União de hoje (18), as inscrições estarão abertas até o próximo dia 25 de agosto, exclusivamente nas agências e nos postos de inscrição do IBGE. Para participar do processo seletivo complementar para o Censo 2010, o candidato deve ter 18 anos completos na data da contratação e ter concluído o ensino fundamental, além de outras exigências detalhadas no edital.

A remuneração será por produção, com base na quantidade de domicílios recenseados. Segundo o IBGE, em média, cada setor tem 300 domicílios que podem ser visitados em menos de um mês. Os candidatos serão selecionados por análise de títulos e por um treinamento, fazendo depois uma prova, cujo resultado sairá no dia 31 de agosto.

A coleta de dados para o Censo 2010 começou em todo o país no dia 1º de agosto, com 130 mil recenseadores. Em 15 dias de trabalho, eles transmitiram para o IBGE dados de 33 milhões de brasileiros.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).