IBGE faz nova seleção para contratar mais 2 mil recenseadores

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu hoje (18/08/2010) inscrições para contratar mais 2.006 recenseadores para o Censo 2010. As vagas são para trabalhar em Goiás, no Paraná, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e em São Paulo a partir do dia 6 de setembro. Segundo o IBGE, nestes estados, o número de recenseadores ficou aquém do necessário.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União de hoje (18), as inscrições estarão abertas até o próximo dia 25 de agosto, exclusivamente nas agências e nos postos de inscrição do IBGE. Para participar do processo seletivo complementar para o Censo 2010, o candidato deve ter 18 anos completos na data da contratação e ter concluído o ensino fundamental, além de outras exigências detalhadas no edital.

A remuneração será por produção, com base na quantidade de domicílios recenseados. Segundo o IBGE, em média, cada setor tem 300 domicílios que podem ser visitados em menos de um mês. Os candidatos serão selecionados por análise de títulos e por um treinamento, fazendo depois uma prova, cujo resultado sairá no dia 31 de agosto.

A coleta de dados para o Censo 2010 começou em todo o país no dia 1º de agosto, com 130 mil recenseadores. Em 15 dias de trabalho, eles transmitiram para o IBGE dados de 33 milhões de brasileiros.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).