I Feira de Produtos Afro expõe cultura negra no Centro de Convenções

O colorido e a criatividade da cultura afrodescendente ganhando vida em roupas, quadros, artesanatos e adereços. Esta é a I Feira de Produtos Afro, realizada pela Bahiatursa em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), no Centro de Convenções da Bahia. O evento, inédito no país, acontece até sexta-feira (13/08/2010), das 14h às 21h, com entrada franca. São mais de 100 expositores nacionais, que mostram toda a riqueza cultural do universo negro em estandes diversificados.

“É uma oportunidade de valorizarmos nossa cultura dentro da Bahia, um momento de resgatar nossa ancestralidade e revelarmos nossos diferenciais para todo país”, afirmou a cabeleireira Negra Jhô, uma das expositoras.

A feira inédita traz ao público a chance de ver de perto roupas de santo, cerâmicas, mostra de capoeira, artigos religiosos, música negra e até a história dos blocos afros. Uma oportunidade única dos brasileiros conhecerem as origens do próprio Brasil. Até a tribo Patachó marca presença na iniciativa, mostrando a miscigenação racial e cultural que forma a nação brasileira.

“Aqui estão expostos vários elementos da etnia negra para todos aqueles que não conhecem vir conhecer. O brasileiro não tem o hábito de procurar e valorizar o que é o seu. Por isso, recomendo um passeio ao evento”, disse o fotógrafo Walmir Gama, que conferiu a iniciativa.

Seminário

Tudo isso faz parte da programação do I Seminário Nacional de Turismo Étnico Afro, que também prossesegue até sexta, no CCB. O objetivo da ação é debater e aprofundar os conhecimentos sobre dança, religião, culinária, estética, entre outros elementos culturais.

O desafio é pensar de que forma a Festa da Boa Morte, a Lavagem do Bonfim e as demais manifestações podem ser um produto turístico. “Tanto a Feira quanto o seminário estão superando minhas expectativas. Queremos que estes eventos entrem no calendário anual de eventos da Bahia, sempre buscando dialogar e trocar experiências nacionais sobre a cultura afro. Cada vez mais estamos evoluindo para a formatação de um produto turístico étnico afro. Temos um longo caminho pela frente. Por isso, a importância destes eventos”, destacou a presidente da Bahiatursa, Emília Silva.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]