Presidente Lula é aguardado para inauguração do Hospital Estadual da Criança; Unidade de saúde foi implantada em Feira de Santana

Inauguração Hospital da Criança em Feira de Santana.
Inauguração Hospital da Criança em Feira de Santana.
Inauguração Hospital da Criança em Feira de Santana.
Inauguração Hospital da Criança em Feira de Santana.

Maior unidade pediátrica do Norte-Nordeste, o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, será inaugurado nesta quinta-feira (26/08/2010), em solenidade com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com capacidade para 48 mil consultas, 24,3 mil cirurgias e 8,2 mil internações, somente no primeiro ano de atividade.

O HEC, no qual o governo do estado investiu R$ 52 milhões, é o quarto hospital a ser inaugurado na gestão Wagner. A unidade deverá desafogar a demanda ao Hospital Clériston Andrade, o maior do município feirense. A procura de pacientes oriundos de outras cidades que buscam internamento em Salvador também deverá diminuir.

A escolha por Feira de Santana, segunda maior cidade do estado (591,7 mil habitantes, segundo o IBGE), vem no bojo da política de descentralização do atendimento à saúde pública na Bahia. As outras três unidades inauguradas na atual gestão foram o Hospital Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, com 119 leitos, sendo 20 unidades de terapia intensiva (UTIs); o Regional de Juazeiro com 134 leitos, 20 UTI; e o de Santo Antonio de Jesus, que tem 136 leitos normais e 10 de UTI.

O Hospital da Criança de Feira de Santana terá 280 leitos, incluindo 40 de UTI e 30 Semi-UTI, distribuídos em especialidades pediátricas de média e alta complexidades: traumato-ortopedia, pneumologia, nefrologia, oncologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, queimados, cardiologia, cirurgia geral, clínica pediátrica, UTI pediátrica geral e cardiológica, unidade semi-intensiva pediátrica e de atendimento às urgências e emergências clínicas, cirúrgicas e traumato-ortopédicas.

O HEC ocupa uma área de 16,2 mil metros quadrados e contará com um heliporto e com um sistema de aquecimento solar de água, o que resulta em diminuição dos custos.

Sobre Carlos Augusto 9404 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).