Governo do Estado convoca 548 pessoas aprovadas em concurso para a área da Saúde. Deputado Zé Neto atuou para que concursados fossem efetivados

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Seleção realizada por SESAB e SAEB chegou a ser suspensa pela Justiça; Zé Neto trabalhou para que decisão fosse reconsiderada e candidatos pudessem ser convocados. Em Feira de Santana, depois dos 54 profissionais já convocados, outros 46 passam a compor o quadro de pessoal da SESAB.

Zé Neto sobre a disputa travada na justiça: a decisão do Judiciário também valoriza aqueles que participaram do certame. Caso tenham sido aprovados, essas pessoas já podem ver seus direitos parcialmente respeitados.

Foto: Carlos Augusto | Guto Jads | Jornal Grande Bahia
Foi publicado no Diário Oficial do Estado deste final de semana, 28 e 29 de agosto, a nomeação de outra leva de aprovados no Concurso realizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), juntamente com a Secretaria da Administração (SAEB), entre 2008 e 2009. O concurso chegou a ser suspenso pela Justiça, mas em atendimento ao pedido de reconsideração feito pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pelo Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia com relação à suspensão do certame, a desembargadora Sara Brito autorizou, no dia 1º de julho deste ano, a nomeação de todos os candidatos de nível superior. Cumprindo a decisão da desembargadora, os secretários Jorge Solla (Saúde) e Manoel Vitório (Administração) convocaram 548 concursados, que já compõem o quadro de pessoal da SESAB.

Articulação

O deputado estadual Zé Neto, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia, foi um dos principais articuladores e responsáveis pela reconsideração da decisão judicial, mantendo contato com representantes da SESAB, da Promotoria Pública (na pessoa da promotora Patrícia Medrado Mendes) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) no sentido de encontrar uma solução para o assunto, que culminou com a decisão da convocação de 73% dos candidatos “incontroversos”, ou seja, aqueles que, independentemente do posicionamento do Judiciário acerca do peso dos títulos exigidos no concurso, estariam aprovados no concurso.

De acordo com o parlamentar, no início deste mês os diálogos se tornaram mais intensos, e a desembargadora Sara Brito decidiu no sentido de autorizar que, mesmo antes da decisão de mérito, os “incontroversos” sejam convocados. “Tal posicionamento dá maior credibilidade ao concurso público, o que é um ganho político para o estado”, considerou o deputado. Ainda segundo Zé Neto, “a decisão do Judiciário também valoriza aqueles que participaram do certame. Caso tenham sido aprovados, essas pessoas já podem ver seus direitos parcialmente respeitados”, disse à época. O parlamentar agora comemora a convocação definitiva. “Foi uma conquista de todos”, pontua.

Feira de Santana

Em Feira de Santana, depois dos 54 profissionais já convocados, outros 46 passam a compor o quadro de pessoal da SESAB. As vagas são para os seguintes cargos: 02 anestesiologistas, 01 cardiologista, 04 cirurgiões gerais, 01 cirurgião plástico, 06 médicos da medicina de urgência, 01 endoscopista, 02 ginecologistas/obstetras, 01 infectologista, 05 pediatras, 01 psiquiatra, 01 médico de ultrassonografia ginecologia/obstetrícia, 01 urologista, 01 mastologista, 02 neurologistas, 02 neunatologistas, 01 oftalmologista, 01 ortopedista, 01 cancerologista, 02 enfermeiros, 01 farmacêutico, 01 farmacêutico bioquímico, 01 fisioterapeuta, 01 fonoaudiólogo, 03 nutricionistas, 01 odontólogo buco-maxilo-facial e 02 psicólogos

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113757 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]