Gado Gir, uma das principais raças zebuínas, presente na Expofeira. Leia esta e outras noticias da PMFS

Gado Gir, uma das principais raças zebuínas, presente na Expofeira.
Gado Gir, uma das principais raças zebuínas, presente na Expofeira.
Gado Gir, uma das principais raças zebuínas, presente na Expofeira.
Gado Gir, uma das principais raças zebuínas, presente na Expofeira.

Uma das principais raças zebuínas do mundo com alta linhagem para produzir leite e carne estará presente na Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2010): a raça Gir. O gado Gir é utilizado para melhoramentos de diversas outras raças, através de cruzamentos e apresenta atualmente um comércio muito forte na venda de sêmen e embriões.

O Gir foi introduzida no Brasil com o objetivo de produção de carne. No entanto, graças à seleção realizada por criadores e pesquisadores, a raça tornou-se de dupla aptidão e ocupa o segundo lugar no país entre os animais registrados, sendo muita apresentada nas exposições agropecuárias.

No Parque de Exposição João Martins da Silva, a raça participará de um leilão no sábado (4 de setembro), que reunirá 40 animais: 10 tourinhos Gil leiteiro, 10 fêmeas Gil leiteiro, 15 Girolando e cinco prenhezes, das quais serão comercializadas embriões.

De acordo com o secretário de Agricultura, Ozeny Moraes, os julgamentos da Expofeira 2010 serão homologados, com o objetivo de que no próximo ano sejam ranqueados pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro. “Com a homologação, todo criador de Gir de qualquer lugar do Brasil, que desejar somar pontos nacionalmente terá que vir a Feira de Santana e trazer seus animais. Isto vai fortalecer e muito a pecuária baiana, que vem crescendo a passos largos”, afirma.

Asfalto no bairro Irmã Dulce, Previsão de conclusão em 15 dias

O recapeamento da rua rio Purus, no bairro Irmã Dulce, continua em andamento e será concluído dentro de 15 dias. Inicialmente, o serviço começou por um lado da via para permitir o acesso por outro caminho, nas proximidades do Hospital Colônia Lopes Rodrigues. Os moradores esperam ansiosos a implantação do asfalto.

O motorista Roberto Eduardo Santos, por exemplo, observa que o recapeamento vai permitir “muito mais conforto para quem for trafegar pela rua. Sem contar que o acesso é mais rápido e a gente se livra dos paralelepípedos”, destaca.

Morador há 12 anos da rua Rio Paraguassu, no cruzamento com a rua Rio Purus, o aposentado Agenário Caetano Pereira afirma que todas as melhorias favoráveis a população do bairro são bem vindas. Porém, ele solicita a criação de um espaço de lazer para as crianças na região, já que elas brincam na pista.

A obra começou no sábado (21) após autorização do prefeito Tarcízio Pimenta, e também vai beneficiar os moradores das ruas Rio Araguaia e Felinto Marques Cerqueira. Além disso, ambas as ruas vão receber melhorias na iluminação e sinalização vertical e horizontal.
Obras concluídas na praça do Bem-Te-Vi

Moradores aproveitam espaço antes da inauguração

A praça Nova Esperança é mais um espaço reestruturado pela Prefeitura de Feira de Santana no bairro Bem-Te-Vi. Antes mesmo de ser inaugurada, mas com as obras concluídas, os moradores da localidade já aproveitam o espaço.

As melhorias no equipamento incluíram instalação do parquinho para as crianças, troca de lâmpadas antigas de vapor de sódio por novas de vapor metálico, construção de uma passarela, recuperação do passeio, de bancos e paisagismo.

Além disso, 13 casas da travessa Tertuliano Carneiro, situadas em frente da praça, foram rebocadas e pintadas na parte externa.

A nova estrutura do ambiente é comemorada principalmente pelas crianças e adolescentes, que contam com espaço de lazer apropriado para brincadeiras. Tainá da Costa Araujo, 15 anos, afirma que a praça reformada embelezou e valorizou a rua. “Antes estava muito feia e agora já está bem bonita”, frisou.

A satisfação não se limita apenas às crianças, Maria da Purificação, 68 anos, enfatiza: “A praça ficou muito boa. O espaço era sujo, mas não está mais. Meus dois netos já saem de casa para brincar no parquinho”, disse.

No dia 29 de julho, o prefeito Tarcízio Pimenta entregou aos moradores outra praça completamente reestruturada, com paisagismo, iluminação, parque infantil, aparelhos de ginástica e Internet banda larga gratuita.
Melhorias em escolas de Tiquaruçu

Reinaugurações em Fazenda Capim Grosso e na Jaqueira

Professores, alunos e funcionários de duas escolas municipais de Tiquaruçu foram às unidades de ensino João Vitório e Artur Santiago da Mota bem mais entusiasmados na manhã desta quarta-feira (25). O motivo foi a reinauguração das duas escolas reformadas e contempladas com novos mobiliários.

Tanto na Escola João Vitório, situada no povoado de Fazenda Capim Grosso, quanto na Escola Artur Santiago, localizada no povoado de Jaqueira, foram feitos reparos no telhado, nas redes hidráulica e elétrica, pintura interna e externa, além de capinação em toda área ao redor do prédio. Também ganharam condensador de água e quadros brancos.

Em pronunciamento, o prefeito Tarcízio Pimenta afirmou que vai seguir em busca de melhorar a rede pública de ensino. “Estamos investindo na educação para ver esses alunos transformarem-se em professores, arquitetos, engenheiros. Os meninos da zona rural têm direito de querer se profissionalizar”, ressalta.

“A gente fica contente porque a escola está toda pintada e organizada. Vínhamos tentando essa reforma há muito tempo”, afirma a diretora da Escola João Vitório, Luciene Rodrigues. Diretora da outra escola, Tatiana Rodrigues também demonstrou sua satisfação e agradeceu ao prefeito pela iniciativa. Aluno da pré-escola, Vinicius Almeida disse que gostou da escola e “ficou mais bonita”. As duas instituições foram inauguradas em abril de 1984.

São mais de 60 escolas reformadas e mais de 20 unidades de ensino em recuperação na sede e zona rural, a exemplo dos povoados de Candeia Grossa, Jacú, Alecrim Miúdo, Jaguara e o distrito de Humildes, além de outras escolas. A previsão é de reentregá-las no final do mês de setembro, conforme a diretora do Departamento de Manutenção da Secretaria de Educação, Tereza Cristina Mendes.

Brigadistas reforçam serviços da Guarda

Segunda turma treinada pelo Grupamento de Bombeiro Militar

A Guarda Municipal de Feira de Santana passa a contar com a segunda turma de brigadistas, composta por 32 guardas municipais treinados pelo 2º Grupamento de Bombeiro Militar para atuação em situações de emergência. O curso está sendo ministrado durante dois dias, no Complexo Esportivo Municipal Oyama Pinto, no Campo Limpo, visando atender às necessidades de leis e também no Estatuto do Torcedor.

Já no primeiro dia do curso, nesta quarta-feira (25), os guardas municipais aprenderam atuar em situações de emergência como socorristas. O curso de primeiros socorros foi ministrado pelo sargento Hisnar Boaventura Santa Quitéria. “Os guardas ainda estão sendo preparados para o combate de princípios de incêndio, promover evacuação de pessoas e para atuarem principalmente no Estádio Jóia da Princesa”, frisou.

O curso atende à Lei Municipal de número 1.085/88 e o Decreto Municipal de número 5434, de 1992. “Além disso, a própria Associação Brasileira de Normas Técnicas, através da norma de número 14.276, define as normas para estes treinamentos”, ressaltou o sargento Hisnar.

A medida oferece condições de profissionalismo à Guarda Municipal de Feira de Santana. Passar a possuir capacitação para atender de emergência, podendo atuar nas secretarias, escolas e outros prédio públicos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109968 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]