Feira de Santana: Projeto Sonora Brasil 2010 – 2ª Etapa é apresentado no Cuca

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O projeto SONORA BRASIL – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Cumprindo sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial, o SONORA BRASIL consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil.

Em 2010 são 340 concertos, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC com vistas à formação de platéia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e o consequente estímulo a suas carreiras.

O projeto SONORA BRASIL busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Em sua 13ª edição o projeto apresenta como tema MÚSICA BRASILEIRA DO SÉCULO XX – A OBRA DE CLAUDIO SANTORO E GUERRA-PEIXE. Esses dois compositores cumpriram importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter, com o objetivo de estudar e difundir o Dodecafonismo, técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa. César Guerra-Peixe e Claudio Franco de Sá Santoro, músicos inquietos e polivalentes, se apropriaram do estilo Dodecafonismo que influenciou a estética musical erudita contemporânea no país, se tornaram referências e influenciaram as gerações seguintes de compositores e músicos brasileiros de expressão tais como Baden Powell, Edu Lobo, Tom Jobim e Arrigo Barnabé.

O Conjunto GYN Câmera que irá compor a II etapa do projeto em Feira de Santana foi formado especialmente para esta edição do Sonora Brasil, tem como propósito a apresentação de duetos, solos e obras para canto compostas por Santoro e Guerra-Peixe. A base do conjunto é formada por músicos professores da Universidade Federal de Goiás – UFG, reconhecidos como importantes divulgadores da música de concerto e como formadores das novas gerações de músicos na região. Completam o grupo músicos que desenvolvem sólida carreira como solistas e como integrantes de orquestras e conjuntos de câmara na capital federal.

Apresentação: Conjunto GYN Câmera (GO)
Dia: 20 de agosto de 2010
Horário: 20h
Classificação: Livre
Ingressos: Inteira: R$8,00 / Meia: R$4,00
Local: CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113855 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]