FAB e UFBA firmam parceiras na luta pela implantação do primeiro autódromo internacional da Bahia

A Federação Baiana de Automobilismo da Bahia (FAB) ganhou um reforço de peso na luta pela construção do autódromo internacional da Bahia, no último domingo (15/08/2010), durante o Grande Prêmio Bahia de Stock Car. A Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica, e a FAB assinaram um Convênio de Cooperação Técnico-Científico para a realização dos estudos necessários à construção do autódromo.

Estiveram presentes na solenidade, a presidente da FAB, Selma Morais, o diretor da Escola Politécnica da UFBA, Prof. Luiz Edmundo Campos, representando o vice-reitor em exercício da reitoria, Francisco Mesquita, o chefe do departamento de Engenharia Mecânica, Prof. Carlos Arthur Cavalcante, o coordenador das atividades do convênio, Prof. Roberto Sacramento.

De acordo com o coordenador das atividades do convênio, o Departamento de Engenharia da UFBA ficará responsável pelo suporte técnico aos estudos necessários para a construção do primeiro autódromo internacional da Bahia, incluindo o apoio à definição dos parâmetros dimensionais e dinâmica de veículos das pistas de competição. A Universidade também ficará responsável pela engenharia e arquitetura, desde o desenho das curvas, à escolha das categorias que poderão ser abrigadas pelo circuito, além dos estudos de impacto ambiental e econômico. “A Academia tem a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e é isto que estamos buscando fazer nesta parceria com a Federação de Automobilismo”, comenta o professor Sacramento.

Segundo a presidente da FAB, Selma Morais, este é um grande passo em relação à implantação do autódromo. “A Bahia não pode mais esperar para ter um local habilitado para as competições de automobilismo. Já passou da hora. Estamos provando que amamos o automobilismo e que somos extremamente responsáveis nos eventos automobilísticos realizados no nosso Estado, gerando emprego e renda para a Bahia”, desabafa. Para ela, um exemplo desta paixão é o público da Segunda Edição do GP Bahia de Stock Car, que pela segunda vez consecutiva bate o recorde nacional, 49 mil pessoas.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]