Estado Brasileiro | População

A população brasileira é originalmente composta por três etnias: o branco vindo da Europa, o negro africano e o índio. Hoje, são 190 milhões de brasileiros, de todas as raças, credos e culturas, que fazem parte da quinta maior população mundial.

O território onde está hoje o Brasil era originalmente habitado apenas por tribos indígenas. Com a colonização, além dos portugueses, a população nativa teve contato com espanhóis e franceses. Anos mais tarde, negros africanos foram trazidos para trabalhar como escravos nas lavouras de cana-de-açúcar e na mineração.

Vestígios da colonização ainda podem ser percebidos nos dias de hoje, nas diferentes regiões do país. A maior concentração de população negra, 75%, está nas regiões Norte e Nordeste. No Sul e Sudeste, existem grupos de origem alemã, polonesa, ucraniana, italiana, japonesa

Diferentes etnias compõem a população brasileira, a quinta maior do mundo Ampliare portuguesa.

A miscigenação étnica teve reflexos diretos na formação cultural e comportamental dos brasileiros. Ao mesmo tempo em que as tradições dos imigrantes foram mantidas e perpetuadas, a integração cultural criou traços que hoje caracterizam a cultura nacional ao redor do mundo, como o samba, o carnaval e o pluralismo religioso. A mescla étnica ocorrida desde o início da colonização também atuou de maneira decisiva no comportamento das pessoas, tornando os brasileiros mais tolerantes às diferenças culturais e, no geral, pacíficos na convivência com o novo.

*Com informações do Programa Fome Zero

Saiba mais sobre diversidade e inclusão no Portal Brasil.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]