Escola Piloto para implantação de Educação Digital em fase de conclusão. Leia esta e outras notícias da PMFS

Inauguração da Escola Piloto.
Inauguração da Escola Piloto.
Inauguração da Escola Piloto.
Inauguração da Escola Piloto.

Após implantação no Monteiro Lobato demais escolas serão beneficiadas

O Centro Educacional Monteiro Lobato, escola piloto para implantação do Programa de Educação Digital, está com quase todo projeto concluído. Todas as turmas do período da manhã estão cadastradas no sistema. A previsão é que nos próximos meses todo o processo esteja finalizado.

O programa fará desde o controle de presença, de patrimônio ao histórico do aluno. O sistema cadastra os boletins, o desempenho e comportamento dos estudantes, nos quais pais e professores poderão acompanhar diariamente as informações referentes a estes.

O controle da frequência do aluno será feita por meio de uma catraca colocada na porta de entrada da escola. Automaticamente o sistema detecta a presença ou ausência, hora e data da entrada do estudante. Passada uma tolerância de 30 minutos do início da aula, o sistema envia uma mensagem via SMS aos pais informando da falta do mesmo na instituição.

Os professores, através do sistema fazem o registro das aulas, relatórios, cronograma e notas dos alunos. Assim, os mesmos acompanham o desenvolvimento do aluno, verificando as deficiências e dificuldades apresentadas por eles nas disciplinas, o que possibilitará uma investigação das causas do mau desempenho e possível auxílio.

Segundo um dos técnicos em informática, responsável pela implantação do Programa Digital, Iuri Souza, “o sistema também fará o controle do patrimônio, ele indica o número de carteiras, salas e equipamentos existentes na instituição. Quando um deste é quebrado ou está em falta o sistema alerta a carência”.

Anailton Gomes, também técnico em informática, afirma que o prazo de implantação do projeto segue o tempo previsto, “a instalação do sistema requer um pouco de tempo porque é feito manualmente, além disso, é um trabalho muito abrangente de lançamento de toda uma vida escolar do aluno. São notas e disciplinas de vários anos”.

“Após a conclusão do programa no Centro de Educação Monteiro Lobato, este se estenderá nas mais de 200 escolas do município e promoverá um maior desenvolvimento e evolução na educação da cidade”, enfatiza o técnico, Iuri Gomes.

Além deste, outros programas e convênios estão sendo implantados para levar à tecnologia para as escolas públicas. Dentre estes está o convênio assinado pela Prefeitura de Feira de Santana com a Microsoft que implantará vários programas como Alfabetização Digital, que visa despertar em educadores e nos alunos a consciência de uma cidadania ativa, transformando a educação por meio de materiais inovadores e ações na comunidade.
Mais uma rua recapeada com asfalto

Começa pavimentação na rua Juraci Magalhães

A Prefeitura de Feira de Santana deu início às obras de recapeamento asfáltico com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), da rua Juraci Magalhães, na Estação Nova, na manhã desta sexta-feira (27). A intervenção teve início a partir do cruzamento com a rua Edelvira de Oliveira, que também já foi contemplada com nova pavimentação.

O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância das intervenções para garantir melhor fluidez do tráfego de veículos. “Justamente por isso estamos priorizando os principais corredores de tráfego. Posteriormente iremos para outras ruas e avenidas”, afirmou.

Nesta etapa, conforme o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, as obras serão executadas no trecho a partir da rua Edelvira de Oliveira até a avenida Presidente Dutra. “É o trecho de maior fluxo de veículos e justamente onde os danos na pavimentação, ocorridos durante o período das chuvas, são maiores”, frisou.

Para execução dos serviços, dezenas de operários da empresa Paisartt, vencedora de licitação pública promovida pela Prefeitura, foram mobilizados. Com trabalho sincronizado, enquanto era colocada a liga na antiga pavimentação para receber a nova camada de CBUQ, outros operários já começaram a aplicar o asfalto em uma das faixas da pista de rolagem. Em seguida, o rolo compactador vem dando o acabamento às obras.

Supervisionado pelo secretário José Pinheiro, o início das obras foi acompanhado atento por moradores e comerciantes do local. Alguns registraram o momento como fotos, comprovando que a solicitação feita ao Governo Municipal foi atendida, conforme salientou Maristela Suzart Santos, professora aposentada.

Alicerce da UPA em construção

No loteamento Jardim dos Namorados, no bairro Mangabeira

As obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no loteamento Jardim dos Namorados, no bairro Mangabeira, estão em fase de conclusão do alicerce. A base já está totalmente escavada e definida e entra na fase de montagem das sapatas que darão sustentação a toda estrutura de alvenaria. A iniciativa envolve recursos da ordem de R$ 1 milhão.

Após construção das sapatas, os operários deverão fazer os vigamentos. Em seguida será iniciado o levante das paredes da unidade, que possui estrutura de um mini-hospital, construído em área ampla para atender aos moradores de vários bairros circunvizinhos.

O serviço está sendo executado por 12 operários da construção civil da empresa 5M, vencedora de licitação pública realizada pela Prefeitura de Feira de Santana. “Somente depois do aterro é que vamos iniciar o levante das paredes”, explica o mestre-de-obras Martiniano Ferreira da Silva.

Para proporcionar maior conforto a pacientes e funcionários da UPA, o imóvel, construído em uma área de 1.350 metros, já está com muro de 2,4 metros de altura totalmente construído e rebocado.

Com moderna estrutura, a unidade avançada de saúde vai funcionar 24 horas. Oferecerá serviços de urgência e emergência, com atendimento realizado por dois clínicos e um pediatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares.

A área de construção já está totalmente demarcada. Nela serão construídos sala de Raio-X e laboratório, sala de observação feminina, sala de observação masculina, observação individual, sala de urgência, sanitários, sala de macas, plantão feminino, plantão masculino, estar do plantonista, sala de esterilização, lavagem/descontaminação, circulação, necrotério e entrada de carros mortuários.

A UPA também terá sala de utilidades, setor para roupa limpa, setor para roupa suja, almoxarifado, sanitário de funcionários, vestuário, sala de coleta, sala de ECG, consultórios de exame clínico, assistente social e sala administrativa. Também serão implantados Same, recepção, sala de reidratação, sala de inalação, sala para gesso, sala para sutura/curativo, enfermagem, sala de urgência, sala de observação pediátrica, ambulância e espera
Hospital da Criança em funcionamento

Tarcízio Pimenta ressalta importância do equipamento

O Hospital Estadual da Criança (HEC) entra em funcionamento em Feira de Santana, a partir desta sexta-feira (27), para a realização de procedimentos médicos especializados em crianças e adolescentes de zero até 17 anos residentes na macrorregião

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116891 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.