Eleições 2010 | Dilma Rousseff diz que eleição no primeiro turno também fortalece a democracia

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff

“Eu acho que a eleição se dá no dia 3 de outubro. É que nem futebol: alguém conta o gol antes da bola na rede? Não conta. A gente também não pode contar antes do voto estar na urna. Isso é que é democracia: voto na urna”, disse Dilma, que não quis comentar a possibilidade de vitória no primeiro turno com base nas últimas pesquisas de opinião em que mantém vantagem superior a 20 pontos sobre o candidato do PSDB, José Serra.

“Eu não faço hipótese. Não trabalho e não devo. Seria uma imensa pretensão da minha parte subir num salto alto e ficar dizendo: vou ganhar aqui e vou ganhar ali. A gente tem que trabalhar com o que está posto. No Brasil, está posto a possibilidade de primeiro turno e a possibilidade de segundo turno”, disse.

Dilma Rousseff afirmou que “as pessoas que concorrem conosco têm que ser respeitadas e, depois da eleição, a coisa muda de figura: a gente desarma o palanque e estende a mão pra quem for pessoa de boa vontade e quiser partilhar desse processo de transformação do Brasil”. Indagada se isso conclui José Serra, ela respondeu: “estendo a mão pra quem quiser partilhar”.

Diante da insistência de um repórter sobre se estenderia a mão a Serra depois da eleição, Dilma respondeu: “Não sei se ele quer. Você pergunta pra ele. Se ele quiser, perfeitamente”. A seguir, ela explicou essa declaração: “Estou dando um conceito. É que um governo ou é para todos ou não é republicano. Isso nós mudamos no Brasil. Nós jamais perguntamos para um prefeito ou um governador como se fazia antes no Brasil. Sou do Rio Grande do Sul e me lembro que, quando havia um atrito entre o presidente e o governador, o presidente não ia lá e não dava dinheiro. Acho isso um absurdo. República Velha é isso. Condicionar o recurso público ao apoio. A pessoa não precisa estender a mão para mim para ter o dinheiro. Pode ficar sem estender a mão, como oposição, numa boa, e vai ter dinheiro”, disse.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]