Déficit de moradias em Feira de Santana é reduzido

O déficit de 24.074 moradias em Feira de Santana, com base em dados estimados em 2005, deve ser reduzido em 20% até o final deste ano. A previsão é de que somente através do programa “Minha Casa, Minha Vida” voltado para famílias com renda salarial entre zero e três salários mínimos sejam entregues 3.544 unidades habitacionais.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Gilberto Ruy Souza Rocha, informa que somente nos dois primeiros empreendimentos imobiliários do programa habitacional voltados para famílias de baixa renda foram contempladas 880 pessoas. São imóveis dos conjuntos habitacionais Nova Conceição e Conceição Ville, sendo o primeiro já habitado e o segundo em processo de entrega dos apartamentos.

Além desses dois conjuntos também tem lista de chamada para os conjuntos Nova Vida, com oferta de 500 apartamentos no bairro Aviário; 240 duplex no condomínio Rio São Francisco, bairro Mangabeira; mais 440 apartamentos no condomínio Videiras e mais 420 apartamentos no condomínio Figueiras, ambos no bairro Mangabeira.

Além destas unidades habitacionais, outras mais de mil devem ser entregues até o final do ano, através do programa do Governo Federal. São apartamentos de dois ou três empreendimentos habitacionais em fase de construção.

Gilberto Ruy observa que as unidades habitacionais representam uma grande conquista para Feira de Santana, principalmente em função da cidade ter saído na frente e se tornado modelo para execução do programa habitacional.

O secretário relata, entretanto, que Feira de Santana não foi contemplada com mais imóveis do “Minha Casa, Minha Vida” em decorrência da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades terem utilizado dados do déficit habitacional fornecido através de estudo da Fundação João Pinheiro, que em 2005 indicava a carência de 17.734 unidades, levando em conta informações fornecidas pelo Censo realizado pelo IBGE em 2000. “Hoje acreditamos que o déficit habitacional está girando em torno de 30 mil unidades”, frisou.

Escola em reforma na Conceição; Serviços estão em fase de acabamento

A intervenção promovida pela Prefeitura de Feira de Santana na reforma da Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho, no bairro Conceição II, continua avançando. O prédio está recebendo manutenção geral para proporcionar mais conforto e segurança aos estudantes e professores.

Os serviços englobam pintura geral, restauração do telhado e manutenção de esquadrias. Algumas portas e janelas danificadas foram substituídas, assim como receberam fechaduras novas. A manutenção também foi realizada nas instalações elétrica e hidráulica.

A vice-diretora da escola, Nelma Virgínia Silva, observou que as intervenções são necessárias para garantir melhores condições de funcionamento da unidade escolar, modelo na rede pública municipal. O prédio é um dos mais amplos e modernos, oferecendo também área para prática esportiva com quadra e um salão coberto para atividades recreativas.

Os serviços estão em fase de pintura e acabamento, tanto de paredes quanto grades e portas. Contempla, além de salas de aula, também o laboratório de informática e sala de lousa eletrônica, instaladas recentemente pelo Governo Municipal.

Reforma da Creche Tio Jonas; Entrega será nesta sexta-feira

A Creche Tio Jonas, no Loteamento Brasil, bairro Conceição, será reentregue nesta sexta-feira (20/08/2010), a partir das 8 horas. Através de parceria firmada entre a Prefeitura de Feira de Santana e a construtora R Carvalho, a unidade passou por alterações na estrutura e reforma, a exemplo da troca do piso, revestimento, pintura, reparos nas redes hidráulica e elétrica, e melhorias nos banheiros. A unidade também contará com novo mobiliário.

A reforma da creche está nos preparativos finais. Na manhã de quarta-feira (18), os últimos acabamentos estavam sendo feitos, tendo os trabalhos concluídos nesta quinta-feira (19). As aulas na creche estão previstas para serem retomadas na segunda-feira (23).

Segundo o diretor Jonas Souza, “essas crianças só têm a agradecer pelo trabalho belíssimo que a Prefeitura está realizando. Hoje a gente tem um banheiro adequado para as crianças e para os professores, além de salas com piso. O nosso prédio tem 23 anos e foi construído com doações”, pontua.

Cerca de 30 homens, entre pedreiros, encanadores, eletricistas e carpinteiros estão executando os serviços. Em torno de 400 crianças de dois a seis anos estudam na Creche Tio Jonas nos turnos matutino e vespertino do maternal ao 1º ano.

Escritores lançam livros em Feira; Três lançamentos na Feira do Livro nesta quinta

Diversificadas expressões artísticas e culturais estão presentes na 3ª Feira do Livro, que prossegue até domingo (22), na praça João Barbosa de Carvalho. Lançar livros durante a realização do evento é, para os escritores feirenses, uma oportunidade valiosa.

O livro “Memórias Inapagáveis”, do poeta e professor de Literatura Carlos Magno Vitor de Souza, é umas das obras que será lançada nesta quinta-feira (19), às 17h30, no evento. Para ele, a Feira do Livro representa “um processo de crescimento da cultura feirense”. Carlos Magno destaca que “a cada ano percebemos o quanto a Feira evolui na estrutura e no nível. Acredito que esses primeiros passos dados podem consolidar o evento futuramente numa Bienal de expressão nacional”.

A revista em quadrinhos “Castro Alves: O Poeta da Liberdade” e o livro “O Prisioneiro e Outras Narrativas”, do escritor Eduardo Kruschewsky, também serão lançados nesta quinta-feira (19), às 18h30. Ambas as obras foram patrocinadas pela edição 2009 do Programa de Incentivo Cultural e Esportivo do Município de Feira de Santana (Pró-Cultura/Esporte).

Segundo Eduardo Kruschewsky, no estande da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana estão sendo comercializados vários livros de autores feirenses, para divulgar a cultura local. “Assim como existe a preocupação em preservar e valorizar nossa cultura local, também nos preocupamos em divulgá-la. Na Feira do Livro conseguimos obter o espaço para essa finalidade”, ressalta.

Além de lançamentos de livros, a programação abrange ainda apresentação de peças teatrais, exibição de filmes, shows musicais e culturais, oficinas de xilogravura e de criação literária, contação de histórias, recital de cordéis, mesas-redondas e seminários.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114961 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.