Coordenadores de Defesa Civil do Brasil estão reunidos em Salvador

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Começou na manhã desta sexta-feira (13/08/200) o encontro nacional do Conselho de Gestores de Defesa Civil dos Estados e do Distrito Federal (Congedec). O evento, que continua durante todo o dia no Marazul Hotel, no Porto da Barra, conta com a participação de representantes de 20 dos 27 estados brasileiros, que discutem as questões da Defesa Civil no país, a reformulação do quadro do conselho e as novas diretrizes do Decreto 7.257/2010.

O decreto regulamenta a Medida Provisória (MP) 494/2010, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), além de outros itens, como o reconhecimento de situação de emergência e estado de calamidade pública, a transferência de recursos para ações de socorro, assistência às vítimas, o restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução de áreas atingidas por desastres.

O coordenador da Defesa Civil da Bahia, Antônio Rodrigues, que reassumiu a presidência do Congedec, ressaltou a abordagem e a aplicabilidade do decreto federal. “Estamos analisando o impacto que o decreto causará no Sindec e na forma de gestão da Defesa Civil municipal”.

Rodrigues reforçou a necessidade de se discutir as modificações climáticas que o país vem passando, citando os grandes desastres que ocorreram em Alagoas, Rio de Janeiro e Santa Catarina. “O mar avançando em várias regiões, a ameaça de desertificação constante e a falta e o excesso de chuvas vêm desequilibrando a forma de vida, levando insegurança a muitas comunidades”. Segundo ele, a Defesa Civil tem que trabalhar na prevenção e não somente nas situações de emergência, como forma de minimizar as consequências.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]