Congresso internacional vai discutir soluções para os serviços eletrônicos no país

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A computação em nuvem, que permite o acesso de arquivos e programas remotamente, por meio de uma rede, será o principal tema do 3º Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), que ocorre entre os dias 18 e 20 de agosto de 2010 em Brasília. O evento é realizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) do Ministério da Fazenda, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

De acordo com o presidente do Serpro, Marcos Vinícius Mazoni, o objetivo do congresso é mostrar as soluções que estão sendo trabalhadas pelos órgãos dos governos federal, estaduais e municipais para qualificar os serviços eletrônicos no país. O principal público do evento são gestores públicos, técnicos da área de tecnologia da informação, profissionais da área de tecnologia e estudantes.

Segundo ele, um dos principais focos do Consegi será a segurança da computação em nuvem. “O grande debate hoje no mundo dos serviços em nuvem é o aspecto da segurança, ou seja, como a gente consegue manter o sigilo da informação com alta utilização tecnológica a baixo custo”, explica.

Na computação em nuvem, ou cloud computing, como é chamado no meio técnico, os dados trafegam na rede, em vez de ficar apenas no computador do usuário, e podem ser acessados de qualquer lugar.

As palestras vão contar com especialistas de países que já estão avançados na computação em nuvem, como Coreia, Estados Unidos, Espanha e Índia. Também serão realizadas 67 oficinas de assuntos como edição de imagens, áudio, vídeo, ferramentas de desenvolvimento, elaboração de cursos à distância, sistema de convênios, arte 3D e linguagens de programação. Até 1,7 mil pessoas poderão participar dos cursos.

A organização do evento espera um público de 6 mil pessoas para participar do evento, que no ano passado contou com 4 mil participantes. Até a última sexta-feira, o Consegi já tinha registrado mais de 4,2 mil inscrições.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).