Comércio bilateral impulsiona relações entre Brasil e Camarões

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Brasília – Nos últimos dez anos, a parceria comercial do Brasil com Camarões aumentou expressivamente. Apenas no primeiro semestre deste ano, o intercâmbio entre os dois países cresceu 72,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Só de janeiro a junho, o comércio atingiu US$ 103,5 milhões. Em 2002, as exportações brasileiras para o país eram de apenas US$ 13 milhões. As informações são do Ministério das Relações Exteriores.

Em Camarões, o interesse pelos produtos brasileiros se concentra principalmente na compra de peças de ferro e aço, produtos químicos inorgânicos e cereais, além de açúcar e produtos de confeitaria. O Brasil, por sua vez, tem interesse na borracha e madeira de Camarões.

Os principais parceiros comerciais de Camarões são a França, Alemanha, os Estados Unidos, a Bélgica, Luxemburgo, a Itália e Espanha. A economia de Camarões é baseada principalmente na exportação de petróleo e na agricultura – algodão, borracha, café, cacau, milho e mandioca – e na produção de minérios, além da pesca.

Oficialmente, o governo de Camarões informa que dispõe de abundante fonte energética e que é o país que mais cresce de forma constante na África. A taxa de desemprego está em 15% e a de crescimento em 7%.

*Com informações da Agência Brasil

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113901 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]