Circulação mundial de jornais permanece estável, diz estudo

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Um quarto dos adultos no mundo inteiro leem jornal diariamente, de acordo com o relatório anual “World Press Trends” (“Tendências da Imprensa Mundial”), informou a Editor & Publisher.

O estudo da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias foi, em geral, otimista, diz a E&P.

Confira alguns pontos de destaque do estudo:

* A circulação de jornais no mundo caiu 0,8% no ano passado, mas a circulação total dos últimos cinco anos foi 5,7% maior que no mesmo período anterior. Na América do Norte, a circulação caiu 3,4%, e na América do Sul, 4,6%.

* A maioria dos países (61%) teve circulação estável ou em crescimento durante um ano.

* O número de títulos de jornais em todo o mundo cresceu 1,7% entre 2008 e 2009, atingindo a marca de 12.477 títulos.

* O rendimento com publicidade de jornais e revistas em todo o mundo despencou 17% em 2009, mas deverá crescer 3,5% este ano.

* Enquanto os jornais americanos perderam 25% de rendimento com publicidade no ano passado, os jornais da América Latina tiveram um declínio de apenas 2,9%.

Ao tratar da mídia online, o relatório afirma que os rendimentos com publicidade digital jamais poderão substituir os lucros com anúncios impressos, demandando um novo modelo de negócios.

Além disso, a entrega de notícias em tecnologia móvel parece ser mais promissora do que pela internet, devido à taxa de penetração. Por outro lado, a tecnologia móvel ainda carece de um modelo de publicidade, afirma o estudo.

*Com informações do Centro Knight

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120759 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.