Centro antigo de Salvador ganha programa de Coleta seletiva

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

As ações propostas pelo Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador já começaram a ser implantadas, e uma delas é o Programa Piloto de Coleta Seletiva do Centro Antigo de Salvador, que será apresentado à população, na sexta-feira (13/08/2010), às 14h30, no auditório Conexão Ipac, situado no Centro Cultural Solar Ferrão, Praça das Artes, no Pelourinho, com entradas pela Baixa dos Sapateiros e rua Gregório de Mattos.

Na ocasião, os moradores e proprietários de estabelecimentos terão a oportunidade de conhecer detalhes do programa piloto e procedimentos necessários para efetuar a coleta. Representantes da Subprefeitura do Pelourinho, da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e consultores da empresa Oceanbyte, contratada pelo Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (Ercas) para desenvolver o programa, ministrarão palestras expondo peculiaridades da iniciativa.

O Ercas é uma instância pública triparte integrada pelo Município de Salvador, Governo da Bahia (com seis secretarias), União (com quatro ministérios) e com a participação da Unesco, que propôs o plano, construído por instâncias públicas e representantes civis e privados ao longo de dois anos de trabalho.

A relação entre a sociedade e seu habitat é uma das questões levantadas pela 9ª proposição do Plano. Ao integrar moradores e comerciantes às ações dos órgãos públicos, constrói-se uma rede colaborativa, que resulta em um Centro com condições ambientais mais adequadas.

A iniciativa deve contribuir para que o Centro Antigo se torne um local mais agradável para se visitar e viver, além de colaborar para otimização das dimensões econômica, social, urbanística e ambiental da região.

A Limpurb, a entidade responsável pela limpeza pública da capital baiana, será encarregada de recolher todo o lixo produzido pelos moradores e comerciantes da região. O horário de recolhimento dos materiais destinados à reciclagem será feito em dois turnos. No matutino, das 9 às 10h30, e no vespertino, das 15 às 16h.

A programação foi definida por conta do horário de funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais, que só abrem as portas no início da tarde. Inicialmente será implantada a primeira etapa do projeto, com o recolhimento de lixo na região do Pelourinho.

O entreposto, onde o lixo recolhido será colocado para posterior seleção dos materiais, será instalado na rua das Flores, Centro Histórico. O espaço fica próximo à casa do Benin e poderá ser utilizado por pessoas que queiram deixar o lixo diretamente no local.

Lixo para reciclagem

Entende-se por coleta seletiva, o procedimento que recolhe os materiais passíveis de serem reciclados. O lixo é previamente separado na fonte geradora. Os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros são os materiais mais procurados neste tipo de operação. A separação na fonte é feita porque evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.

A preocupação com todos os aspectos do Centro Antigo, característica marcante do Plano, não foi deixada de lado. Por conta disso, além da coleta seletiva do lixo para reciclagem, haverá o recolhimento também de todo o material orgânico produzido pelos moradores e estabelecimentos da região. O horário da coleta do lixo orgânico vai das 6h30 às 7h.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116734 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.