Censo populacional vai percorrer toda a Bahia até outubro

O governador Jaques Wagner foi a primeira pessoa a ser entrevistada na Bahia pelo Censo 2010 do IBGE. Como é tradição, o presidente e os governadores dos estados são os primeiros cidadãos a participarem da pesquisa, que vai contar quantos são e como vivem os brasileiros.

O trabalho, que começou neste fim de semana, vai visitar todos os 417 municípios baianos. São 14 mil recenseadores nas ruas do estado, três mil só em Salvador. Eles tem até o dia 31 de outubro para realizar entrevistas em 350 casas cada um.

Durante a pesquisa a população vai responder, por exemplo, a perguntas sobre a idade, o nível de escolaridade e as características da casa e do bairro onde moram. O resultado do Censo, realizado a cada dez anos, ajuda a planejar e definir políticas públicas, além de nortear ações de marketing e decisões estratégicas nas empresas e no mercado.

“O nosso principal objetivo é ajudar o poder público a enxergar o Brasil em números e a partir daí pensar as ações que garantam qualidade de vida à população”, afirma o chefe da unidade do IBGE na Bahia, Artur Ferreira. O Censo 2010 está cercado de expectativas devido às transformações sociais e econômicas que o país sofreu nos últimos anos. Acredita-se que surgirão muitas novidades em relação a saneamento básico e escolaridade principalmente.

Identificação

Para facilitar a identificação dos recenseadores e evitar problemas de segurança durante o Censo, o IBGE informa que todos os integrantes da pesquisa vão visitar as casas devidamente fardados e identificados.

“O recenseador estará usando um colete azul escuro com a marca e o site do órgão estampados na parte da frente. O colete também traz fixado no lado esquerdo um crachá com a foto, o nome, o número de matrícula e o número da identidade dos agentes que fazem a contagem. A farda ainda tem um boné”, lembra Mara Leite, coordenadora técnica da pesquisa na Bahia.

“Basta verificar essas características para confirmar que se trata de um recenseador, mas se mesmo assim houver dúvidas, o cidadão pode acessar o site ou ligar para o IBGE e confirmar a nossa identidade”, explica Bruno Costa, que entrevistou o governador neste domingo (1º) e está trabalhando na pesquisa em Salvador. O telefone para confirmação da identidade é o 0800 721 8181.

O Censo 2010 é o primeiro totalmente informatizado a ser realizado no Brasil. Cada recenseador carrega um computador de mão onde são registrados os dados da pesquisa. As informações vão ser transferidas para centrais espalhadas pelo estado e de lá envidas via rede para o computador central, onde serão processadas.

Com a utilização dessas ferramentas a coleta e processamento dos dados vai ser mais rápida que em Censos anteriores e a expectativa é que o resultado final seja divulgado em dezembro. “É um trabalho grandioso contar um país do tamanho do Brasil, mas nos sentimos orgulhosos de fazer parte do Censo e buscar as informações que vão ajudar a melhorar a vida de todos”, afirmou emocionado o recenseador Bruno ao fim da entrevista com o governador

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108790 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]