Caixas de Surpresas é a Nova Exposiçao da Artista Wania Garcia | Por Ligia Motta

Caixas de Surpresas é a Nova Exposiçao da A.rtista Wania Garcia
Caixas de Surpresas é a Nova Exposiçao da A.rtista Wania Garcia
Caixas de Surpresas é a Nova Exposiçao da A.rtista Wania Garcia
Caixas de Surpresas é a Nova Exposiçao da A.rtista Wania Garcia

Já circulam pela cidade os convites para exposição individual da artista plástica Wania Garcia, intitulada “Caixas de Surpresas”, com abertura dia 16 de setembro de 2010, às 20 horas, na Galeria de Arte do Cuca/Uefs.

“Falar da arte de Wânia Garcia é acima de tudo ter certeza de algo forte, emblemático, marcante. Da suavidade das formas vem à sensibilidade que é peculiar nos seus traços, dona de uma técnica apurada, ela consegue estabelecer uma leitura contemporânea da nossa ancestralidade.

As caixas que emolduram a cerâmica parecem o resgate dos pedaços da nossa história levantada através da arqueologia, nos levando aos primórdios da nossa civilização.

Com o grafismo indígena e sua iconografia, estabelece um código entre esse passado e o presente, tão forte e harmônico como os traçados dos cascos das tartarugas, as escamas dos peixes e suas espinhas, os veios das folhas, as ranhuras nos trocos das seringueiras, muito bem simbolizados outrora pelos índios da região amazônica, na sua pele e no seu artesanato. Sendo assim, a artista estabelece uma releitura deste grafismo forte, mas de uma forma singela como a própria técnica de pintura em porcelana nos remete.

O preto e o banco estabelecem uma dualidade às vezes quebrada com a pujança do vermelho. Tintas industrializadas hoje apenas nos mostram as formas estabelecidas deste resgate, mas como a sua própria arte nos inspira fica fácil transcender nossos sentimentos percebendo os cheiros do carvão, do jenipapo e do urucum que os índios usavam para marcar (pintar) suas peles.

Em cada caixa um presente, é assim que vejo a arte que esta artista talentosa nos mostra nessa sua nova exposição”. Segundo o curador da mostra, o artista plástico Luiz Gomes.

A mostra fica aberta a visitação até 15 de outubro de 2010.

*Por Ligia Motta

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115129 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.