Bolsas do idioma inglês beneficiam 42 estudantes da rede estadual de ensino

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Estender o aprendizado de inglês para além da sala de aula, a fim de aprimorar o conhecimento do idioma e fortalecer as chances de inserção no mercado de trabalho. Esta é uma das propostas da parceria da Secretaria da Educação do Estado com a Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (USAID), que resultou na oferta de 42 bolsas de estudo de inglês para estudantes da rede estadual de ensino.

O curso, na Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (Acbeu), tem início neste sábado (28), na sede da instituição, no Corredor da Vitória, e terá duração de quatro semestres (dois anos). O cronograma será montado a partir do material didático utilizado nas aulas do programa da Secretaria de Empregabilidade e Tecnologia em Inglês – Enterjovem.

Para a diretora do Colégio Estadual Alípio Franca, no bairro do Bonfim, Raidene Alves, as bolsas representam um avanço na vida dos estudantes. “Esta é uma oportunidade única, pois nem todos podem pagar pelo curso. É um crescimento principalmente para o aluno, mas também para a escola”, conta.

Oportunidade – Os jovens beneficiados serão divididos em três turmas especiais, com aulas somente aos sábados pela manhã. Além das aulas de inglês, eles participarão também de palestras sobre educação e trabalho. Todos os estudantes que irão estudar inglês na Acbeu participaram do curso do Enterjovem. A depender do sucesso do curso de inglês, a Secretaria pode ampliar o número de beneficiados pelas bolsas.

O estudante da 3ª série do ensino médio, Agnaldo de Jesus, 17, é um dos quatro estudantes do Colégio contemplados com a bolsa. “Estou muito feliz porque achei que nunca fosse ter uma oportunidade como esta na minha vida. Vai ser bom para mim, pois vai me ajudar futuramente no mercado de trabalho”, afirma.

Preparação – De acordo com a técnica da Secretaria da Educação, responsável pelo Enterjovem, Lúcia Diniz, preparar os estudantes da rede para o futuro profissional é a maior contribuição desta parceria envolvendo a Secretaria, a USAID e a Acbeu. “É importante para a rede pública porque terá seus alunos melhor preparados para serem absorvidos pelo mercado de trabalho. No Enterjovem, eles aprendem não só noções de informática, como também vocabulário de inglês específico para este mercado”, explica.

Entre as escolas contempladas com a bolsa de inglês estão o Instituto Central de Educação Isaias Alves – ICEIA (16 alunos), Colégio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco (10), Colégio Estadual Presidente Costa e Silva (6), Colégio Estadual Alípio Franca (4), Colégio estadual P. Garrastazu Médici (4) e Colégio Estadual Dona Mora Guimarães (2).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108821 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]