Biocombustíveis concentra na Bahia compra de matérias primas

Com o apoio da gestão Jaques Wagner, 21 mil pequenos agricultores baianos firmaram parceria para fornecer matéria prima à Petrobras Biocombustíveis, cuja unidade em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), vai produzir 217 milhões de litros de biodiesel por ano. A estatal aumentou a presença na Bahia ao comprar, por R$ 15,5 milhões, de 50% da empresa Bio-óleo Industrial e Comercial, localizada em Feira de Santana, que processa mamona, amendoim, caroços de algodão e sementes de girassol.

O Programa Nacional de Biodiesel obriga a Petrobras Biocombustíveis a adquirir matéria prima de pequenos produtores e na Bahia, o processo de recrutamento ocorreu de forma democrática, com a participação de cooperativas, lavradores, representantes de movimentos sociais e técnicos do governo do estado.

Maior usina da estatal no país, a unidade de Candeias terá a planta industrial ampliada, em um investimento de R$ 65 milhões. O presidente da Petrobras BioCombustíveis, Miguel Rosseto, afirmou em entrevistas à imprensa, que pretende concentrar na Bahia a aquisição de matérias-primas.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).