Belo Horizonte: FAD – Festival de Arte Digital chega à 4ª edição e ocorre de 2 de setembro a 3 de outubro

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Programação gratuita contempla instalações interativas, performances audiovisuais, oficinas e debates.

Pixel art, músico digital, softwares de código livre, redes sociais, mídia digital, mundo mobile. O vocabulário contemporâneo mudou, assim como as plataformas de criação utilizadas por artistas no desenvolvimento de suas obras. Conectado ao mundo digital, o FAD – Festival de Arte Digital chega à 4ª edição e traz a Belo Horizonte artistas de diversas partes do Brasil e do mundo. De 2 de setembro a 3 de outubro de 2010, o público vai interagir com instalações interativas, performances audiovisuais, oficinas e debates.

A programação gratuita contempla conteúdo artístico elaborado por meio de computadores, softwares, hardwares, celulares, filmadoras, câmeras digitais e dispositivos eletrônicos e digitais com baixa ou alta tecnologia. Serão apresentadas obras do Reino Unido, Japão, Alemanha, Grécia, Itália, Estados Unidos, França, México, Austrália, Irlanda e Singapura. Ainda estão confirmados trabalhos dos estados brasileiros de Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Pará, além do Distrito Federal.

As atrações selecionadas para a edição de 2010 estarão organizadas nas mostras FAD Simpósio, FAD Laboratório, FAD Galeria e FAD Performance, que terão como palco as instalações do Oi Futuro (Galeria de Artes Visuais, Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna e Multiespaço). Já o FAD Webart terá como sede a Quina Galeria, espaço cultural localizado no Edifício Maleta, no centro da capital.

PROGRAMAÇÃO

FAD – SIMPÓSIO

De 2 a 7 de Setembro – Multiespaço Oi Futuro

18h às 20h

FAD LABORATÓRIO

De 2 a 7 de Setembro – Multiespaço Oi Futuro

11h às 17h – Oficinas

FAD PERFORMANCE

De 2 a 4 de Setembro – Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna

20h às 22h

FAD GALERIA

De 2 de Setembro a 3 de Outubro – Galeria de Artes Visuais – Oi Futuro

Terça a sábado 11h às 21h

Domingo 11h às 19h

FAD WEBART

De 6 a 12 de Setembro – Quina Galeria (Avenida Augusto de Lima, 1.148 – Ed. Maleta, 2o andar – Centro)

10h às 18h – Exposição (Webart)

FAD VIDEO

De 10 de Setembro a 3 de Outubro(sextas, sábados e domingos) – Multiespaço Oi Futuro

17h às 18h – Exibição* (Videos)

* confira a grade de programação e horários

Os Realizadores

Idealizado e realizado pelo DJ Tee (a.k.a. Tadeus Mucelli) e pelo VJ 1mpar (a.k.a. Henrique Roscoe), o FAD é um festival de arte através de mídias digitais.

Tadeus Mucelli é DJ, produtor musical, artista audiovisual e gestor cultural atuante na cidade de Belo Horizonte desde 1996. Seus principais trabalhos estão direcionados em dois grandes festivais do Estado de Minas Gerais, FAD – Festival de Arte Digital e BPM – Beats por Minuto. Ambos focados na linguagem eletrônica de novas tendências da música e vídeo. Além disso, possui carreira ativa como produtor musical e audiovisual com diversos trabalhos lançados no Brasil e exterior.

Henrique Roscoe é artista digital, músico e designer. Trabalha na área audiovisual desde 2004. Em 2005, criou, em parceria com o músico Tadeus Mucelli, o projeto autoral addd. No início de 2008, iniciou um novo projeto audiovisual conceitual e generativo chamado Hol. Todas as composições buscam uma correspondência entre áudio e vídeo e elas são executadas em performances ao vivo ou na forma de vídeos ou instalações. Desenvolve instalações interativas, programando em processing e max/msp. Cria instrumentos e interfaces interativas usando sensores e objetos do cotidiano, gerando construções inusitadas. Produz vídeo-cenários para bandas e eventos no Brasil, Alemanha e Estados Unidos. É um dos curadores e idealizadores do FAD – Festival de Arte Digital, que acontece em Belo Horizonte desde 2007.

QUINA Galeria

Belo Horizonte tem um novo espaço para a divulgação de trabalhos de arte em diversas áreas, com a abertura da Quina Galeria. No local, desenhos, pinturas, ilustrações, colagens, grafite, instalações e objetos de design assinados por jovens artistas. Com a proposta de abrigar um amplo e variado leque de manifestações artísticas, a Quina Galeria pretende, ao mesmo tempo, dar espaço aos artistas mais novos e promover uma aproximação maior do público com a arte. Daí sua localização, na esquina da rua da Bahia com avenida Augusto de Lima, no edifício Maletta. A localização, inclusive, inspirou o nome Quina, e vai facilitar a visita de um grande e variado tipo de público.

A localização do novo espaço cultural no centro da cidade acompanha tendência de cidades como Berlim e Holanda e, no Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo. “Agora chegou a vez de Belo Horizonte estar incluída nesse circuito”, justifica Rodrigo Furtini, designer e artista plástico formado pela Escola Guignard e Uni-BH, um dos sócios no empreendimento junto com Ayrton Mendonça, designer de produto formado pela UNA. Além da localização central, a Quina está instalada num dos prédios mais charmosos de Belo Horizonte, abrigo da intelectualidade e onde funcionam inúmeras livrarias, lojas de sebo e de discos antigos. É também um local de grande trânsito de pessoas, chegando a receber, em único dia, cerca de duas mil pessoas.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para a juventude brasileira, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 37 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 24 milhões de alunos. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.

www.oifuturo.org.br

Contatos para entrevistas:

DJ Tee (a.k.a. Tadeus Mucelli) – [email protected] – (31) 9187-5644

VJ 1mpar (a.k.a. Henrique Roscoe) – [email protected] – (31) 9903-6991

Alexandre Milagres – FAD Educação(Simpósios e visitas monitoradas) – (31) 9694-3545

Assessoria de imprensa:

A Dupla Informação – [email protected]

Ariane Lemos – (31)9751-0445

Cristiana Brandão – (31) 9417-4999

Fábio Gomides – (31) 9693-2767

Licio Daf – (31)8825-3630 – (redes sociais) – [email protected]

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110901 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]