BC: Bahia lidera expansão econômica no Nordeste

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O Boletim Regional do Banco Central, divulgado nesta terça-feira (03/08/2010), revela que a Bahia está na liderança da expansão econômica do Nordeste, com um crescimento no primeiro trimestre de 9,5% do Produto Interno Bruto (PIB), que é soma de todos os bens e serviços produzidos no período. O crescimento do PIB baiano foi superior seis décimos percentuais do PIB do Ceará (8,9%) e quase dois pontos percentuais acima do de Pernambuco (7,8%).

De acordo com o relatório do BC, a economia nordestina “seguiu a tendência observada em nível nacional apresentando expansão vigorosa, comparativamente ao mesmo período do ano anterior”. Nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste houve redução no ritmo de crescimento, e no Norte há continuidade de recuperação.

“A evolução dos principais indicadores da atividade econômica sinalizou a continuidade desse desempenho no trimestre encerrado em maio”, informa o relatório. De acordo com a Agência Brasil, o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-NE), calculado pelo BC, apresentou expansão de 3,3%. No trimestre encerrado em fevereiro, em relação ao finalizado em novembro, o crescimento havia sido de 2,2%.

Sobre Carlos Augusto 9704 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).