Ayrton Senna ganha homenagem da Bahia na Stock Car

O circuito de rua do GP Bahia de Stock Car, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), passa agora a se chamar Circuito de Rua Ayrton Senna, uma homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula-1, considerado o maior piloto do automobilismo brasileiro, que morreu em 1994.

Segundo o secretário do Turismo, Antônio Carlos Tram, a homenagem póstuma é um reconhecimento da contribuição de Senna ao automobilismo no país. “Ele foi um grande esportista e, acima de tudo, um grande homem, um exemplo para todos nós. Essa homenagem é também um reconhecimento de seus valores como pessoa”.

Além do nome, o circuito ganhou um monumento com a imagem do piloto. A peça, confeccionada pelo artista plástico baiano Bel Borba, apresenta o rosto de Senna formado por placas de aço carbono recortadas. Elas são montadas de uma forma que dá ao desenho um efeito tridimensional. A obra tem quatro metros de altura, pesa 1.800 quilos e foi instalada na curva da rotatória.

“Eu tentei preservar o que Senna tinha de marcante – o sorriso discreto e o ar de tranqüilidade. Foi um trabalho especial porque, além de grande piloto, ele foi um exemplo de simplicidade e dedicação ao trabalho”, disse Bel Borba.

Os pilotos, que a cada volta vão passar em frente ao monumento, aprovaram a homenagem. “Vai ser bom passar aqui e receber a inspiração dele, que foi o maior piloto do Brasil. O nome também é uma homenagem justa, já que esse é, sem dúvida, um dos melhores circuitos do país”, disse o piloto Felipe Maluhy, da equipe Office PróGP.

O baiano Patrick Gonçalves, que corre na categoria Mini Challenge, ressaltou a figura de Senna como homem e piloto, e gostou da homenagem feita pela Stock Car. “Ficou muito bonito e será uma bênção para nós correr ao lado da imagem dele. Senna, além de grande piloto, foi um grande homem, que serviu de exemplo para muitos de nós”.

Turismo

Durante a homenagem, o secretário do Turismo ressaltou a importância da Stock Car para o setor. “Durante o período de organização e realização da prova são gerados aproximadamente três mil empregos temporários, e os hotéis tem acréscimo de 20% na ocupação, o que nessa época de baixa estação é muito importante”. Segundo ele, as mudanças realizadas no circuito vão dar mais emoção e consolidar a prova da Bahia como a melhor da Stock Car Brasil. “Será uma corrida muito boa, principalmente porque fizemos mudanças importantes no circuito, como o alargamento da pista e a construção de curvas para melhorar o desempenho dos pilotos”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115187 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.