2ª fase do desafio National Geographic aconteceu ontem em Salvador

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Mais de 350 alunos das redes pública e particular de ensino da Bahia participaram na manhã de sábado (21/08/2010), da 2ª fase do ‘Desafio National Geographic’, na Escola Estadual Noêmia Rego, localizada na rua Boca da Mata, no bairro de Valéria, em Salvador. A unidade foi escolhida como escola-sede regional para centralizar as ações da etapa, juntamente com o colégio particular Montessoriano. Os finalistas serão conhecidos no dia 22 de setembro e o resultado final divulgado em 16 de outubro.

De acordo com o professor e geógrafo Luciano de Almeida, que atua como coordenador local da iniciativa na Escola Noêmia Rego, uma das funções do Desafio é mostrar a interdisciplinaridade da Geografia com outras disciplinas do currículo. “A olimpíada é fundamental porque ajuda a ressaltar a importância da Geografia para a sociedade. O evento fortalece a qualidade do ensino e mostra as relações que a disciplina mantém com a História, o Português e até mesmo com filmes. Também é interessante porque faz com que a matéria se torne atraente para os alunos”.

A segunda etapa do Desafio foi aplicado prova objetiva e uma questão dissertativa para os alunos participantes. As avaliações costumam abordar temas contemporâneos da Geografia e os que estão em destaque nos debates atuais como as questões do aquecimento global e da sustentabilidade.

A terceira fase será realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, em São Paulo. Todas as despesas com passagem, hospedagem e alimentação dos estudantes selecionados e dos seus responsáveis serão bancadas pela organização.

O Desafio National Geographic está em sua terceira edição e integra o Projeto Viagem do Conhecimento. Entre os principais objetivos da iniciativa está o de estimular jovens estudantes do ensino fundamental e médio a conhecer o espaço, o país e o mundo no qual vivem, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da disciplina de Geografia e áreas afins.

O enriquecimento do trabalho dos professores das redes pública e particular de ensino também é evidenciado. O Desafio é aberto a alunos regularmente matriculados nos 8º e 9° anos do ensino fundamental e na primeira série do ensino médio.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109949 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]