11ª Caminhada do Folclore leva manifestações populares às ruas – 29 de agosto

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Repentistas, aboiadores, maculelê, capoeira, reisado, caretas, forró pé de serra e bumba meu boi. Estas e outras manifestações que expressam as raízes da cultura popular, vão emprestar um colorido especial às ruas da cidade, dia 29 de agosto de 2010, na 11ª Caminhada do Folclore. A iniciativa é da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), juntamente com o Sesc, TV Subaé e Prefeitura Municipal.

A proposta, segundo Selma Oliveira, diretora do Cuca, é realizar um desfile de grupos folclóricos que deverão mostrar diferentes aspectos dos traços culturais de Feira de Santana e de outros municípios da Bahia. “Enfim, o que pretendemos é resgatar, preservar, divulgar e valorizar as nossas tradições populares”, destaca. Ela acrescenta que o evento é único na Bahia com esse perfil.

Até agora mais de 100 grupos, dos quais 48 de Feira de Santana e distritos estão inscritos para participar da Caminhada. São 53 grupos de outras cidades baianas, a exemplo de Alagoinhas, Santo Estevão, Tanquinho, Pedrão, Santo Amaro, Salvador, Antonio Cardoso, Anguera, Água Fria, Serra Preta, Conceição do Jacuipe, Irará, Santa Bárbara, Teodoro Sampaio, Barrocas, Araci e Ipirá “Mas as inscrições ainda estão abertas para grupos de outros municípios e continuamos a receber solicitações de muitos interessados, o que pressupõe que o número de inscritos ainda pode crescer bastante”, afirma Tânia Augusta Pereira, idealizadora e coordenadora do evento.

A Caminhada do Folclore está inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil e marca o encerramento das comemorações alusivas à Semana do Folclore. Nesta edição serão homenageados dois grupos que sempre prestigiaram a iniciativa: Lagoa da Camisa, de Feira de Santana e Cara Pintada, de Lustosa, distrito de Teodoro Sampaio. “Essa é a maneira que encontramos para retribuir àqueles que contribuem para a realização de evento tão significativo”, observa Tânia Augusta.

A organização dos grupos começa às 8h, enquanto o desfile está programado para as 9h, saindo da Avenida Getúlio Vargas, em frente ao bar 14 BIS, com encerramento na Praça de Alimentação.

A Caminhada conta com o apoio cultural da Faculdade Nobre (FAN), Colégios Nobre, Santo Antonio e Helyos, Escolas Despertar e João Paulo I. Também apóiam o evento o Corpo de Bombeiros de Feira de Santana, Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, Juizado da Infância e Adolescência, Delegacia do Menor Infrator, Conselho Tutelar, Policia Militar e 35º Batalhão de Infantaria.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]