Feira de Santana: Viaduto do Complexo Viário José Ronaldo continua interditado

Vista aérea do Complexo Viário José Ronaldo, em Feira de Santana.
Vista aérea do Complexo Viário José Ronaldo, em Feira de Santana.
Vista aérea do Complexo Viário José Ronaldo, em Feira de Santana.
Vista aérea do Complexo Viário José Ronaldo, em Feira de Santana.

As obras de recuperação do viaduto 01 do Complexo Viário José Ronaldo de Carvalho, na Cidade Nova, em Feira de Santana, continuam avançando e devem ser concluídas nos próximos dias. A intervenção é realizada pela Tranenge, uma das empresas responsáveis pela construção do equipamento e está na etapa de demolição das lajes elásticas, que trincaram abrindo fissuras.

Uma das lajes elásticas foi demolida e a outra está em fase de demolição. Enquanto operários removem o concreto, para colocação de outro reforçado, o acesso pelo Viaduto 01 está sendo desviado.

Antes do início da demolição das lajes elásticas, toda estrutura foi escorada com metais, para garantir maior estabilidade do local que receberá o novo concreto.

Técnicos da Tranenge garantem que, mesmo com as fissuras, o viaduto não oferece qualquer risco. A previsão é de que o serviço seja concluído até este sábado (31/07/2010), visando a liberação do tráfego no menor tempo possível.

UTI Neonatal no Hospital da Mulher

Todos os 21 respiradores que serão utilizados na UTI Neonatal que está sendo implantada no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, chegaram à unidade de saúde. Além dos respiradores, a UTI dispõe de 21 monitores e novos leitos serão criados para a Unidade de Terapia Intensiva.

A previsão do diretor do hospital, Raimundo Barreiros, é ampliar a UTI em até 90 dias e mantê-la funcionando o quanto antes, visto que hoje o Hospital da Mulher é referência para o Estado. “Só no mês de junho atendemos parturientes de 78 municípios da Bahia”, conta.

Quando se trata de parturientes de alto risco, que podem dar vida a bebês prematuros, apenas o Hospital da Mulher e o Hospital Geral Clériston Andrade são referências nessa situação. De acordo com o diretor, mesmo que a criança nasça sem qualquer anomalia, o Hospital precisa estar preparado para dar o suporte que for necessário.

“Com a UTI Neonatal vai ser uma despreocupação para a população. Ao chegar ao Hospital da Mulher, as pessoas terão o suporte necessário para que seja garantida a sobrevivência do seu filho, caso tenha algum problema”, assegura Barreiros. Dos 416 partos realizados na unidade no mês de junho, 20% foram de alto risco.

Hoje a UTI do Hospital dispõe de seis leitos e, quando necessário, disponibiliza ambulância para encaminhar a paciente ao Hospital Geral Clériston Andrade ou a Salvador.

Construção de Centro de Formação Digital

As obras de construção do Centro de Formação Digital, na rua Deraldo Costa, nas Baraúnas, continuam avançando. Situado em local estratégico, o equipamento da Prefeitura de Feira de Santana vai possibilitar a inclusão digital de inúmeras pessoas de baixo poder aquisitivo, com Internet de banda larga do programa Feira Cidade Digital.

Construído em ampla área, ocupando 330 metros quadrados, o Centro de Formação Digital terá duas salas amplas, ocupando 50 metros quadrados. Em cada uma serão instalados 40 computadores, para serem ministradas aulas de inclusão digital, principalmente para iniciantes.

O prédio também contará com recepção, seor administrativo, duas baterias de sanitários, femininos e masculinos. As aulas serão ministradas nos três turnos, possibilitando a oferta de vagas para um número maior de alunos.

O prédio está com laje batida e, nesta etapa, os operários da construção civil estão rebocando as paredes internas. O muro já está levantado e com todas as paredes externas rebocadas.

O contra-piso também já foi batido e, nos próximos dias, será colocado piso de alta-resistência. Somente após o reboco das paredes serão colocadas portas e janelas.

Os investimentos fazem parte do programa de inclusão digital desenvolvido pelo Governo Municipal, a partir do programa Feira Cidade Digital, que oferece sinal de Internet banda larga gratuita para todo o município, inclusive zona rural.

Matrícula do curso de especialização

A Secretaria de Educação inicia nesta sexta-feira (30/07/2010), período de matrícula e apresentação de documentação para os 40 professores selecionados para o curso de Especialização em Educação Infantil do Pólo de Feira de Santana. O curso faz parte do programa Plataforma Freire, desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana.

As aulas, que têm início previsto para o mês de agosto, serão ministradas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e acontecerão no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

De acordo com a técnica em educação infantil, Cíntia Falcão Brito, todas as prefeituras do pólo de Feira de Santana irão comprovar e confrontar as informações dos inscritos junto à Secretaria de Educação.

A iniciativa do Ministério da Educação é promover a qualificação profissional. Totalmente direcionado aos professores que já atuam em sala de aula, o curso de especialização é destinado também àqueles que trabalham nas diretorias e coordenação de educação infantil.

A primeira etapa de seleção, realizada em junho deste ano, inscreveu 144 professores de 20 prefeituras.

Veja a relação de professores selecionados no site da Prefeitura: www.feiradesantana.ba.gov.br

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108904 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]