Valente: 25 de julho é marcado por debate sobre as conquistas na agricultura familiar

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Mais de 500 agricultores familiares de diversas comunidades rurais de Valente compareceram, hoje pela tarde (25/07/2010), na Casa Brasil, para comemorar o dia do agricultor e agricultora familiar, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (Straf Valente).

Participaram da mesa Claudionor Aquino, presidente do STRAF, padre Jerônimo, da Igreja Católica, professora Maria Rita, da Fundação Apaeb, Marivaldo Sales, da Cooperativa de Crédito Rural (Sicoob-Coopere), Luciana Leão, do Banco do Brasil, Nelilton Ezequias, da Associação Apaeb, professor Clodoaldo Paixão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a vereadora Leninha do PT.

Na abertura dos trabalhos, os representantes das entidades parceiras parabenizaram os participantes, destacaram as principais conquistas na agricultura familiar alcançadas nos últimos oito anos. Também refletiram sobre o que está em jogo nas eleições desse ano e aproveitaram para chamar à atenção das lideranças comunitárias sobre a necessidade de dar continuidade ao projeto de desenvolvimento com inclusão social no Brasil e na Bahia, iniciados pelos governos Lula e Wagner. E lembraram que o povo terá a oportunidade, pela primeira vez na história da Bahia, de eleger dois representantes populares para o Senado: Lídice da Mata (400) e Walter Pinheiro (130). Os candidatos a deputados pelo PT, Fátima Nunes (estadual) Emiliano José (federal) também foram lembrados pelos trabalhos prestados ao povo do município ao longo dos últimos 10 anos.

Noutro momento, dando continuidade à programação, o Straf promoveu um “concurso cultural” envolvendo as modalidades de teatro, cantiga de roda e reisado, para incentivar e valorizar os grupos artísticos comunitários. Na modalidade teatro, concorreram os grupos Vicentinho (Comunidade Rural de Capoeira) e Criança em Ação (bairro Antônio Lopes). Na cantiga de roda, disputaram Cantiga de Roda Valente, coordenado por Elza, Samba de Roda, coordenado por Marizete e Gesmim (Straf), coordenado por Dinalva. No reisado, concorreram os grupos Reisado da Ladeira e Quixabeira. A premiação para os vencedores constou de carneiros, tapetes de sisal, pandeiros e cento e cinqüenta reais em espécie.

Carta – O candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, Emiliano José, enviou uma carta à direção do Straf, que foi lida. Nela Emiliano fez um resgate do Dia 25 de Julho (1824), destacou alguns dados que indicam as profundas mudanças ocorridas na agricultura familiar ao longo dos últimos 08 anos com os governos Lula e Wagner a partir de 2007, motivos de festa e comemoração para os agricultores familiares. Apontou ainda os novos desafios políticos: a) eleger Dilma primeira mulher presidente do Brasil e reeleger Wagner governador da Bahia que darão continuidade ao projeto de desenvolvimento com inclusão social; b) eleger Lídice da Mata e Walter Pinheiro para Senadores do estado, além de uma ampla bancada de deputados federais e estaduais do PT para assegurar a governabilidade políticas dos governos.

“A data de hoje é para ser festejada, comemorada, porque são muitas as conquistas para os trabalhadores brasileiros, para o povo. Mas é também para termos consciência do momento que estamos vivendo, dos riscos que envolvem essa eleição. Estamos numa encruzilhada: dar continuidade às conquistas sociais, ao aprofundamento do projeto político de desenvolvimento social iniciado em 2002 ou correr o risco de perder tudo que foi construído até aqui. Temos que continuar apostando no trabalho de quem já conhecemos bem – Dilma, Wagner, Pinheiro, Lídice, Fátima Nunes e Emiliano José”, assinalou a vereadora Leninha.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123318 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.