Universidade de Columbia premia jornalistas pela cobertura da América Latina

A Universidade Columbia é uma instituição de ensino superior privada, localizada na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Campus da Universidade Columbia, em Nova Iorque, EUA.

A Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia anunciou os quatro vencedores da edição 2010 do Prêmio Maria Moors Cabot de Jornalismo, que escolhe os melhores trabalhos de cobertura da América Latina e do Caribe.

Um dos vencedores é o proeminente jornalista nicaraguense Carlos Fernando Chamorro, diretor do programa “Esta Noche” e do semanário “Confidencial”. A vida pessoal de Chamorro “está relacionada a todos os capítulos dolorosos da história recente da Nicarágua”, dizem os organizadores do prêmio em um comunicado, e seu trabalho se caracteriza por “sua exatidão e imparcialidade em um ambiente altamente politizado.”

O pai do jornalista, Pedro Joaquín Chamorro, recebeu o mesmo prêmio em 1977, meses antes de ser morto durante a ditadura de Anastasio Somoza, lembrou La Prensa. “Eu sou obrigado a aceitá-lo com humildade, reconhecendo que isto me impõe um compromisso ainda maior de honrar duplamente a sua memória”, declarou Chamorro ao Nuevo Diario.

O jornalista americano Norman Gall, que trabalha em São Paulo desde 1977, também foi premiado por seus comentários e análises sobre a América Latina, atualmente publicados em inglês, português e espanhol através do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial: “Seu trabalho é inigualável em qualidade, abrangência e alcance.”

Outro vencedor é o repórter americano Tyler Bridges, freelancer no Peru, cobrindo a América Latina. “Mesmo depois que o Miami Herald eliminou sua posição como repórter em período integral, ele continuou em Lima escrevendo para uma variedade de publicações”, dizem os organizadores do prêmio. “Ele se tornou um dos principais repórteres da região para os leitores americanos”.

O também premiado jornalista Joaquim Ibarz, correspondente no México do jornal espanhol La Vanguardia e autor do blog Diario da América Latina, é reconhecido por “fazer seu trabalho com o entusiasmo contagiante de um jovem repórter”.

Os organizadores do Prêmio Moors Cabot fizeram ainda uma menção honrosa à rádio haitiana Signal FM e ao programa da CNN Anderson Cooper 360º, pela cobertura do terremoto que assolou o Haiti em janeiro.

*Com informações do Centro Knight.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109979 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]