Unesco discute lista do Patrimônio Mundial em evento no Brasil

Propostas encaminhadas para inscrição este ano incluem propriedades naturais, culturais e mistas, além de nomeações transnacionais; Brasil se candidatou com a Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe.

O Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura se reúne em Brasília para avaliar as novas candidaturas para inscrição na lista da Unesco.

Durante o encontro, que acontece entre 25 de julho e 3 de agosto, 35 Estados membros da Convenção do Patrimônio Mundial irão apresentar propostas. Três países, Tadjiquistão, Kiribati e Ilhas Marshall, aindam não tem propriedades incluídas.

Propostas

As propostas encaminhadas para inscrição este ano incluem propriedades naturais, culturais e mistas, além de nomeações transnacionais. O Brasil se candidatou com a Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe.

O Comitê também deve revisar o estado de conservação de locais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo e pode decidir pela inclusão de novas áreas. A relação possui locais ameaçados pela poluição, desenvolvimento urbano, má gestão de turismo em massa, guerras e desastres naturais.

Segundo a Unesco, a Convenção estimula a cooperação internacional para proteger patrimônios comuns da humanidade. São 187 Estados membros, um dos tratados internacionais de maior ratificação global.

Convenção

Quando um país assina a Convenção, ele se compromete a identificar locais para inscrição na lista do Patrimônio Mundial, a preservar locais que já foram incluídos e áreas de importância nacional e regional.

A cerimônia de abertura do evento deve ter a participação do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Cultura do país, João Luiz Silva Ferreira e da diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.

*Com informações da Rádio ONU

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]