TFF pode ser paga até 2ª feira e União Baiana de Cegos promove forró. Confira estas e outras notícias da PMFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

TFF pode ser paga até 2ª feira

A Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) poderá ser paga até a próxima segunda-feira (12/07/2010) sem juros e multa. Apesar de o calendário fiscal prever como limite o dia 10 de julho, a data este ano é um sábado. Em virtude disso, a Secretaria da Fazenda vai permitir o recolhimento da TFF até o dia 12.

O valor pode ser pago nas agências bancárias, casas lotéricas (valor até R$ 1.000,00), e rede credenciada. Apesar do precedente, o prazo não será prorrogado. Assim, o contribuinte que não quiser pagar juros e multa deve ficar atento para não perder o prazo.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, em Feira de Santana existem cerca de 17 mil contribuintes. Todos são pessoas jurídicas e devem pagar a taxa que é cobrada anualmente em cota única. A não quitação do imposto implica em uma série de impedimentos, entre eles de contratar com a Prefeitura.

O secretário da Fazenda, Wagner Gonçalves, afirma que a data não sofrerá prorrogação. “É mais interessante que o contribuinte antecipe para esta sexta-feira o pagamento e evite assim transtornos para o último dia, segunda-feira”, disse.

A TFF assim como outros tributos municipais passaram a contar com uma programação fixa montada pela Prefeitura, com a criação de um calendário fiscal para o exercício de 2010. O calendário fixo engloba o Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) e Taxa de Licença para Exploração de Atividades em Logradouros Públicos (TLP).

Triagem para cirurgia de mamas gigantes

As mulheres que sofrem com o aumento excessivo da mama poderão dar adeus a este problema. Na próxima segunda-feira (12), o Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, vai realizar uma triagem para selecionar mulheres que apresentam um quadro mais avançado da gigantomastia e poder executar a cirurgia gratuitamente, tanto no Hospital da Mulher quanto no Hospital Geral Clériston Andrade.

As cirurgias plásticas serão realizadas no mês de setembro em parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Hospitalar, Sociedade de Cirurgia Plástica e Núcleo Odungê.

Quanto à triagem, os médicos vão disponibilizar uma equipe multidisciplinar para atender todas as mulheres das 7 às 11 horas, quando serão feitas imagens das mamas e os exames. Posteriormente, os médicos vão selecionar as mulheres que têm maior necessidade.

O número de cirurgias será definido com base na demanda, segundo o presidente da Fundação Hospitalar, Jair de Jesus. “Muitas pessoas nos procuram com esse tipo de desvio. No último mutirão, em 2008, recebemos 120 mulheres, mas estamos pensando que este mutirão deve haver muito mais que isso”, considera.

A gigantomastia chega a comprometer a saúde das mulheres e a gerar problemas na coluna, além de dores insuportáveis. Com a correção deste tipo de distúrbio, elimina-se a causa do sofrimento e a mulher pode tratar dos problemas dorsais, através de fisioterapia, RPG e terapias alternativas.

Cicaf preenche vagas com antecipação

A grande procura pelos cursos profissionalizantes da Prefeitura de Feira de Santana, que abriu as inscrições na quarta-feira (7), resultou no preenchimento de quase 1.300 vagas em dois dias, um antes do prazo final. Dos 14 cursos oferecidos, apenas o de instalador predial ainda não completou a turma. O interessado em se matricular neste curso precisa ter já ter feito o de eletricidade básica.

Foram disponibilizadas 200 vagas para o curso básico integrado, 100 para corte de cabelo e escova, 80 para customização, 40 vagas para depilação, 40 para eletricidade básica e 100 vagas para garçons.

Também foram oferecidas 80 vagas para informática básica, 200 para inglês I e II, 100 vagas para manutenção em micros, 40 para massagem corporal, 80 para modelagem industrial, 100 para recepcionista/telefonista, 100 vagas para redação técnica e 40 para instalador predial.

As inscrições aconteceram no Centro de Capacitação e Apoio ao Adolescente e à Família Professora Gilza Melo (Cicaf), onde os cursos serão ministrados sob a coordenação de Ana Maria Alves.

A aula inaugural está marcada para 19 de julho, às 8 horas, no Teatro Ângela Oliveira, no Centro de Cultura Maestro Miro, e a conclusão dos cursos será em 20 de dezembro. A ação faz parte do Programa Educação Profissional, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social há cinco anos. Neste período, 4.686 pessoas foram certificadas.

União Baiana de Cegos promove forró

A União Baiana de Cegos (UBC) em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana promove forró beneficente neste sábado (10), no Espaço Nobre situado na rua Castro Alves, 1.211. Entre as atrações está o Trio Primos da Terra, cujo sanfoneiro é um deficiente visual.

O evento, programado para começar às 19 horas, também contará com as apresentações da banda Geração 10, Índio, a Fera dos Teclados e do grupo Quixabeira da Matinha.

De acordo com Luciene Souza de Oliveira, presidente da entidade, a instituição foi fundada no dia 27 de fevereiro deste ano e precisa de um local fixo com urgência para desenvolver suas ações.

“Atualmente a UBC está funcionando numa sala alugada na rua Alcides Fadigas, 82, bairro Queimadinha”, informa.

A União Baiana de Cegos é uma entidade sem fins lucrativos, composta por pessoas com deficiência visual, amigos e colaboradores, tendo como objetivo garantir os direitos, a representação e a inclusão social dos deficientes visuais tanto de Feira de Santana como das cidades circunvizinhas.

A comunidade pode contribuir com a instituição através dos telefones (75) 3481-2174 e (75) 3489-2423, do e-mail [email protected] ou realizando doações através da conta bancária nº: 2039-6, agência 1611, da Caixa Econômica Federal.

O forró beneficente conta com o apoio de empresas privadas e também da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Recadastramento para servidores

O Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS) iniciou neste mês de julho o recadastramento de todos os servidores aposentados e pensionistas. A medida visa atualizar e regularizar a situação cadastral de todas essas pessoas.

O recadastramento será feito em quatro etapas. Na primeira, ocorre neste mês de julho, devem procurar o IPFS todos os aposentados e pensionistas nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março. Na segunda etapa, que vai ocorrer no mês agosto, deverão fazer o recadastramento os nascidos nos meses de abril, maio e junho.

No mês de setembro, devem ser recadastrados os nascidos nos meses de julho, agosto e setembro, enquanto que no mês de outubro será a vez dos aposentados e pensionistas nascidos em outubro, novembro e dezembro efetuarem o recadastramento.

De acordo com o presidente do Instituto de Previdência, Antônio Carlos Machado, aqueles que não se apresentarem no prazo estabelecido terão o pagamento dos vencimentos suspensos. “O recadastramento é obrigatório”, afirma.

Antônio Carlos Machado reforça, ainda, que qualquer outra informação a respeito do recadastramento pode ser adquirida na sede do IPFS, localizado na avenida Senhor dos Passos, onde funciona a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Intensificada recuperação de vias públicas

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está intensificando a recuperação da pavimentação asfáltica de vias públicas, além de manutenção de estradas com patrolamento e intervenções também em caixas de drenagem. As ações emergenciais visam proporcionar melhores condições de tráfego de veículos.

A operação tapa-buraco e perfilamento para recuperação da pavimentação asfáltica estão sendo realizados na avenida João Durval Carneiro, avenida Presidente Dutra, avenida José Anchieta (a do Canal) e também em pontos isolados da avenida Getúlio Vargas, principalmente em retornos.

Também estão sendo realizadas várias intervenções em caixas de drenagens, a exemplo da avenida Rio de Janeiro. Nesta artéria também já foi promovida ação emergencial para evitar que a água de chuva ficasse empossada, principalmente nas imediações de loteamentos e conjuntos habitacionais.

Enquanto isso, na zona rural o Governo Municipal deu início ao patrolamento dos principais corredores de tráfego. Os trabalhos foram iniciados a partir da estrada de acesso ao distrito de Jaíba, do bairro Pedra Ferrada, da ladeira do Feitiço (próximo ao Bom Viver) e também região do bairro Agrovila.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, explica que o patrolamento de estradas somente está sendo executado em locais onde o solo está mais seco, possibilitando a passagem da máquina. “São locais mais altos e onde o solo está mais seco. Em outros locais, caso a patrol seja passada antes do solo estar seco, ao invés de melhorar as condições de tráfego, as estradas poderão ficar intransitáveis”, ressaltou.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112953 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]