Tesouro relança títulos da dívida externa com vencimento em 2021

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O Tesouro Nacional voltou a lançar títulos em dólares da dívida externa com vencimento em janeiro de 2021. Nota divulgada pelo Ministério da Fazenda informa que os papéis, conhecidos por Global 21, serão emitidos nos mercados norte-americano e europeu. De acordo com a receptividade dos mercados, a operação poderá ser estendida para a Ásia. A última emissão desse tipo de título, segundo o Ministério da Fazenda, ocorreu em abril, com US$ 787 milhões.

O lançamento de bônus no exterior ocorre quando o país precisa de recursos para rolar a dívida ou para criar uma referência para seus papéis. Recentemente, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, informou que do ponto de vista da renegociação da dívida externa, a situação do Brasil é tranquila porque o valor da rolagem caiu muito e o governo não tem necessidade urgente de emitir títulos para negociar com os credores estrangeiros.

Por outro lado, explicou Arno Augustin, o lançamento de papéis pode ter caráter qualitativo, ou seja, servir para reforçar a referência no mercado externo que já existe em relação aos títulos do Tesouro. Essa referência positiva pode permitir, por exemplo, que as empresas brasileiras obtenham financiamento mais parecido com a nova realidade econômica do Brasil, que passou a ser visto com muito mais otimismo pela forma que enfrentou a crise financeira internacional.

O governo espera divulgar os resultados ao final da emissão de títulos nos mercados norte-americano e europeu. O resultado total da emissão será anunciado somente depois de concluída a eventual oferta no mercado asiático.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113876 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]