Taxa de ocupação nos hotéis de Salvador cresce 4,4%

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Com uma taxa média de 65% nos cinco primeiros meses deste ano, a ocupação hoteleira nos principais hotéis de Salvador registrou um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período de 2009. Os números são do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Salvador e Litoral Norte.

Os melhores desempenhos foram verificados nos meses de janeiro, que teve média de 82%, e fevereiro, quando muitos estabelecimentos registraram até 100% de ocupação durante o Carnaval. Além disso, janeiro, abril e maio contabilizaram taxas superiores à média dos últimos nove anos, segundo o levantamento. Abril, entretanto, obteve o resultado mais surpreendente do semestre até agora, quando a ocupação hoteleira saiu de 54%, em 2009, para 61,2%, este ano.

De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, o Congresso Mundial de Combate ao Crime, das Organizações das Nações Unidas (ONU), contribuiu para a elevação. “A realização de grandes eventos consolida Salvador como a terceira capital brasileira no turismo de negócios. Além disso, o desempenho nos dois primeiros meses deste ano reforça a cidade como polo tradicional de entretenimento”, afirma o secretário.

Acima da média

Se a ocupação anual considerada ideal pelos hoteleiros é de 65%, a Bahia possui estabelecimentos com taxa de até 75%. Durante o torneio de golfe, no Iberostar, realizado no primeiro semestre deste ano, os dois estabelecimentos do grupo (Iberostar Praia do Forte e Iberostar Bahia) ficaram com mais de três quartos dos leitos ocupados, segundo o diretor de vendas, Orlando Giglio.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem na Bahia, Pedro Galvão, o desempenho do turismo em 2010 já dá sinais de recuperação, uma vez que o setor, no estado, sofreu desgastes com problemas como a epidemia da H1N1 e a crise econômica internacional, no ano passado. “Isso fez com que perdêssemos visitantes de outros países”. Ele também comemorou os resultados obtidos no São João. “Foi um desempenho melhor que no ano passado, e acreditamos ter um bom segundo semestre”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108066 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]