Seminário em Salvador discute tecnologias e inovação em saúde

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Pesquisadores e gestores de diversos países estão reunidos em Salvador com o objetivo de avaliar tecnologias e inovação na área de Saúde. Na abertura do III Seminário de Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde, na manhã desta quinta-feira (08/07/2010), o secretário do Planejamento, Antônio Alberto Valença, destacou a importância da iniciativa da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em realizar o seminário pela terceira vez na Bahia. “Cada vez mais, a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) vêm se destacando como vetores de desenvolvimento econômico e social, com transversalidade para a área de saúde”, ressaltou Valença.

Na avaliação do diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Elias Ramos, a área de saúde é a mais produtiva no âmbito da CT&I no estado, com a maior produção de artigos científicos em revistas indexadas, mas ainda é preciso melhorar seus indicadores nessa área.

Segundo Ramos, “uma articulação entre instituições governamentais e de pesquisa é de grande importância para a viabilidade de produtos tecnológicos que venham a solucionar carências existentes no estado”.

Na Bahia, a Fapesb possui diversos instrumentos de apoio à inovação que contemplam o setor de saúde. São editais que disponibilizam apoio financeiro para pesquisas, a exemplo do PP-SUS, que, em 2009, aplicou aproximadamente R$ 6 milhões em projetos de pesquisa numa parceria com o Ministério da Saúde.

“São projetos para desenvolvimento de novos fármacos a partir de recursos naturais dos biomas baianos, kits diagnósticos de doenças, dentre outros”, enfatizou Ramos, que adiantou a abertura de um novo edital, o Pappe Integração, em agosto, com recursos que chegam a R$ 24 milhões, para apoio a inovação nas micro e pequenas empresas.

Parque Tecnológico

Outra iniciativa na Bahia que vai fomentar a inovação será o Parque Tecnológico, em implantação em Salvador. “O parque insere a Bahia mais fortemente nessa área de inovação, sendo este o principal vetor de desenvolvimento na área de pesquisa nas universidades, ganhando cada vez mais importância estratégica”, disse o secretário do Planejamento.

O Parque abrigará um consórcio de pesquisas universitárias, incubadoras e empresas de base tecnológica. O empreendimento será também um centro de convergência do sistema estadual de Inovação na Bahia, nas esferas pública, acadêmica e empresarial.

O seminário prossegue até sexta-feira (9), com a coordenação do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Ufba. Também participaram da abertura do evento, representantes das secretarias estaduais da Saúde da Bahia (Sesab), da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Saúde, o reitor da Ufba, Naomar de Almeida Filho, e a futura reitora, Dora Leal Rosa.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109817 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]