

A Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) firmaram, nesta quinta-feira (22/07/2010), uma parceria que visa implementar ações, programas, projetos e atividades voltadas às áreas de ensino, pesquisa e extensão. O convênio de cooperação técnico-científico foi assinado pelo secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e pelo reitor da Uesb, Paulo Roberto Santos, na sede da instituição, em Vitória da Conquista, a cerca de 500 quilômetros de Salvador.
Pelo convênio, a Seagri e a Uesb passam a disponibilizar capacitação de recursos humanos, intercâmbio de especialistas e de publicações, desenvolvimento de tecnologias, planejamento e desenvolvimento institucional. “Ao assinarmos esse documento, nenhum outro secretário ou reitor poderá voltar atrás. Não é um programa de governo, e sim da sociedade”, salientou Salles. Ele adiantou que outras instituições de ensino, a exemplo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb), também devem celebrar cooperação técnico-científico semelhante.
De acordo com o secretário, o estudante poderá realizar estágios em qualquer um dos órgãos vinculados à Seagri, como Adab, Ebda e Bahia Pesca. “Ele vai poder escolher a área com a qual mais se identifica. “A ideia é promover a interação da academia com o governo, abrindo caminhos para jovens estudantes através da oferta de estágios. É a multiplicação do saber, do conhecimento científico”.
O reitor da Uesb, Paulo Roberto Santos, considerou que a iniciativa será de extrema importância para o alunado. “A instituição ganha com isso. O próximo passo agora é identificar junto ao grupo de pesquisa as nossas principais demandas, quantos alunos estão interessados em realizar estágios e em quais áreas”.
Durante o encontro, também foram debatidas questões como a criação de um laboratório de análise foliar na região do Planalto, a criação de um único laboratório de leite no Estado, a inclusão de Vitória da Conquista no zoneamento do eucalipto e a necessidade de se encaminhar representantes da Bahia às reuniões do Consórcio Café.
Participaram também do encontro o presidente da Cooperativa Mista Conquistense (Coopmac), Claudionor Dutra Neto, o gerente adjunto da Embrapa Café, Paulo César Afonso Junior, a professora da Uesb do curso de Agronomia, Sandra Elizabeth Souza, o fiscal agropecuário do Mapa, engenheiro agrônomo Antônio Cesar Neri, além de produtores rurais, técnicos da Ebda e da Adab.