Salvador: Estacionamento tem nova concorrência para melhorar serviços ao público do Pelourinho

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

IPAC administra no Centro Histórico de Salvador, 235 imóveis e 370 unidades imobiliárias – em regime de comodato ou contrato de locação -, quatro largos internos onde são promovidos shows, espetáculos, atividades de esporte e lazer, além de dois estacionamentos públicos 24 horas disponibilizados aos frequentadores do Pelourinho.

Após 10 anos sendo explorado pela mesma empresa, desde sua inauguração em 1999, o estacionamento 24 horas Praça das Artes com 200 vagas para automóveis e motos, localizado entre a Rua Gregório de Mattos e Baixa dos Sapateiros, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador (CHS), finalmente vai ser beneficiado por nova concorrência pública que abre nesta sexta-feira (23/07/2010).

Nos últimos meses, turistas e visitantes da área registraram reclamações como ausência de iluminação, limpeza e segurança no estacionamento, ações que são de responsabilidade contratual da empresa que administra o local. Comerciantes também apresentaram queixas. A coordenadora da ONG Eletrocooperativa, com sede na Rua Gregório de Mattos e usuária do estacionamento desde 2000, Leila Marques, reclama que nos últimos meses passou medo ao transitar pela área no escuro. “É uma excelente idéia a troca para que possa investir mais no local, com ações inclusive para melhorar os canteiros de jardins”, comenta Marques.

A concorrência é iniciativa é do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura (Secult BA) e proprietário do estacionamento, com objetivo de melhorar serviços de iluminação, limpeza e segurança para freqüentadores que chegam ao Pelourinho de carro. A concorrência favorece ainda o estacionamento da Rua Inácio Acioly, também 24 horas e com 50 vagas, mais utilizado pelos públicos do Teatro XVIII e Cine XV, ambos localizados na Rua Frei Vicente.

O maior estacionamento 24 horas do Pelourinho é o Edifício Garagem 14-M sob administração da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), que dispõe de 400 vagas, com entrada pela Baixa dos Sapateiros e acesso de pedestres à Rua das Laranjeiras, mais próxima ao Terreiro de Jesus.

No CHS, além de dois estacionamentos, o IPAC é responsável por 235 imóveis e 370 unidades imobiliárias – em regime de comodato ou contrato de locação a comerciantes e entidades -, e cinco largos internos onde são promovidos shows, espetáculos, atividades de esporte e lazer, que são Jubiabá, Tereza Batista, Pedro Archanjo, Quincas Berro D’Água e Praça das Artes. “Promovemos vistorias técnicas que garantem a segurança desses imóveis e espaços, além de manutenção e pintura anual dos casarões que utilizamos, mas temos que exigir as obrigações previstas em contrato de quem ocupa esses espaços”, explica diz o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça.

A Praça das Artes integra um conjunto de equipamentos públicos da SecultBA voltados a atividades culturais, com o Museu Tempostal e o Centro Cultural Solar Ferrão, casarão que tem seis andares, é originário do século 16 e dispõe do auditório Conexão IPAC, biblioteca Manuel Querino, coleção de Arte Africana Claudio Massela, Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi e Museu de Arte Sacra Abelardo Rodrigues.

O contrato do estacionamento Praça das Artes era de 1999 e, em 2004, foi renovado por mais cinco anos, fazendo com que, em 2010, fosse necessária, por lei, nova concorrência para que outras empresas apresentem propostas. A concorrência vai permitir que a empresa vencedora recolha apenas 39% do total arrecadado, para que possa investir mais na iluminação, segurança, comodidade e limpeza do equipamento.

A concorrência não impede o funcionamento do estacionamento, que permanece aberto por 24 horas, todos os dias da semana. A entrada e saída dos veículos acontecem pela Baixa dos Sapateiros, com opção para pedestres pela Rua Gregório de Mattos ou via Centro Cultural Solar Ferrão. Outras informações sobre a concorrência são disponibilizadas através do Tel. 3117-6484.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111058 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]