Confira a coluna de Antônio Larangeira de 6 de julho de 2010

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Resgate da memória

A Fundação Senhor dos Passos lança nesta sexta-feira, dia 9 de julho, no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, um novo projeto para resgate da memória de Feira de Santana. O “Jóias da Princesa”, concebido com o propósito de recuperar registros históricos em diversas vertentes, com ênfase principalmente na recuperação de prédios históricos, verdadeiros marcos da vida feirense.

O primeiro número do projeto é um documentário sobre o casario da família Fróes da Motta, sede da instituição e um dos últimos símbolos da cidade que se mantém preservado. Tendo como pano de fundo a restauração do prédio, o vídeo traz relatos da vida política, econômica e social de Feira de Santana do início do século passado. O personagem principal é o último ocupante do palacete, Eduardo Fróes da Motta, um médico que comandou a política local durante longo período, sendo inclusive um dos intendentes do município, cargo que hoje corresponde ao de prefeito.

Ponto de encontro de lideranças políticas estaduais, o casarão era passagem obrigatória também para autoridades nacionais que visitavam a cidade, a exemplo do então presidente da República Juscelino Kubitschek.

Outro projeto

Também nesta sexta-feira será lançado o segundo volume do vídeo “Fragmentos da história de Feira de Santana”. O material traz filmagens da inauguração do Centro de Abastecimento, Micareta na década de 70, jogos no Jóia da Princesa e registros históricos do governo de José Falcão, todos do acervo do radialista e advogado Dilson Barbosa. O segundo DVD traz imagens da lavagem da igreja matriz e levagem da lenha, do acervo do jornalista Oydema Ferreira, e registro do baile Caju de Ouro de 1976, pertencente ao ex-presidente do Clube de Campo Cajueiro Washington Carneiro.

Ana e Bell

A nona edição da Revista Go Where Bahia já está em circulação, trazendo na capa o casal Ana e Bell Marques, que pela primeira vez abrem sua casa para um bate papo descontraído sobre amor, família, e a relação deles com a Bahia. Lider do Chiclete com Banana, banda de maior representatividade dentro da chama axé-music, Bell Marques fala na entrevista sobre os negócios próprios e os que mantêm em parceria com a esposa Ana, como a Rádio Itaparica FM, a Mazana e a Cara Caramba Produções, a Central do Carnaval, o Bloco Nana Banana, a importadora de vinhos Ana Import, e a fazenda Ana Bonita.

O músico também dialoga sobre temas delicados, como a política, caridade, e a recente polêmica envolvendo ele e o publicitário Nizan Guanaes. O make up e cabelo de Ana Marques para a nova capa Revista Go Where Bahia ficaram por conta do renomado cabeleireiro Fernando Sozza, que faz sua segunda capa para a revista. O hair designer apostou em uma maquiagem leve, com cores neutras, uma pele bem natural. Sombra clara, ótima para dar profundidade aos olhos – e rímel transparente nos cílios e sobrancelhas completavam o make. O cabelo solto, com escova realçou ainda mais o visual sofisticado e discreto de Ana.

Festival

O Festival Ilusório de Peças Curtas, compreende um festival de 3 peças de teatro do absurdo, escrita pelos Jovens Dramaturgos Hayaldo Copque e Vida Oliveira em cartaz de 8 a 17 de Julho no ICBA(corredor da Vitória), às quintas, sextas e sábados, às 20h. As peças têm entre 15 e 40 minutos e tratam de temas contemporâneos, como o racismo, loucura, arte, cultura. Sempre usando do humor gerado pelo aparente absurdismo e inverossimilhança das situações dramáticas apresentadas. Os dois dramaturgos que, mesmo jovens, já tem peças encenadas e premiadas em seu currículo, contam com apoio de renomados artistas na realização do Festival. O renomado cenógrafo e Iluminador Eduardo Tudella, por exemplo, fará o cenário e a concepção de Luz. No elenco, atores como Wendel Damasceno (ator de “Uma farsa Aspera” e ganhador do premio de ator revelação do Festival de Ipitanga), reforçam a qualidade dos espetáculos a serem apresentados.

Conexão em Juazeiro

Juazeiro recebeu sábado ultimo(03), na orla 2, o show do guitarrista paulista João Erbetta. Na cidade baiana, Erbetta apresentou, entre outras músicas, a versão criada por ele para a canção Tico Tico no Fubá. O vulgo Paco Garcia já tocou esta mesma música em um evento na Casa Branca, nos Estados Unidos, para a família Obama e convidados. O músico ficou conhecido internacionalmente com o trio paulistano Los Pirata. Erbetta fez sucesso com o disco En Una Onda Neo-punque, em 2006, e com o trabalho solo Guitar Bizarre. A apresentação fez parte da grade de atrações do Conexão Vivo. Fazem show também pelo projeto a carioca Donna Lee, o baiano Matheus Aleluia, o grupo Ilê Aiyê com Marku Ribas e o pernambucano Ediie.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia. Com. Br

Sobre Antonio José Larangeira 3182 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.