Recuperação asfáltica da Avenida João Durval terá início em 60 dias. Leia estas e outras notícias da PMFS

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Prefeito Tarcízo Pimenta age com eficiência e manda corrigir pavimentação da Avenida João Durval.
Prefeito Tarcízo Pimenta age com eficiência e manda corrigir pavimentação da Avenida João Durval.

Prefeitura também recupera outras vias em 60 dias

A recuperação da pavimentação asfáltica de ruas e avenidas danificadas pelas chuvas em Feira de Santana deverá ser concluída dentro de 60 dias, com o clima favorável. Neste período, o Governo Municipal deverá utilizar cerca de seis mil toneladas de asfalto produzidas com recursos próprios na Usina de Asfalto da Prefeitura.

Iniciada no domingo (04/07/2010), a operação tapa buraco vem sendo desenvolvida a partir das avenidas João Durval Carneiro, trecho do bairro Estação Nova, avenida Presidente Dutra, avenida José Anchieta (a de Canal) e subida do bairro Sobradinho, entre as ruas Voluntários da Pátria e Arivaldo de Carvalho.

Na tarde desta terça-feira (6), a avenida João Durval Carneiro, no trecho compreendido no bairro Estação Nova, começou a receber uma nova manta asfáltica. Operários e máquinas trabalharam no local.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, explica que a operação tapa-buraco visando a recuperação da pavimentação asfáltica de ruas e avenidas está diretamente atrelada às condições climáticas. “Dependemos do tempo continuar estiado vamos avançando com a recuperação da pavimentação das ruas”, revela.

O serviço está sendo desenvolvido por cinco equipes, composta por 30 funcionários da Prefeitura, utilizando caminhões, caçambas e outros equipamentos. Os trabalhos também estão sendo estendidos pelas avenidas Maria Quitéria, ruas do centro comercial e, na seqüência, demais vias públicas da cidade.

Nos próximos dias, conforme José Pinheiro, os trabalhos também serão estendidos à zona rural. “Nos distritos pretendemos iniciar os trabalhos dentro de três ou quatro dias, quando o solo estiver menos úmido, permitindo a utilização de máquinas para patrolamento dos acessos”, informou.

Agências bancárias devem cumprir lei

Encontro com Comdecon acontece nesta quarta-feira

A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon), o Procon, vai se reunir com representantes de todas as agências bancárias situadas em Feira de Santana para discutir o cumprimento da Lei Municipal nº 71/98 e o Decreto nº 6.970/05. O encontro acontecerá nesta quarta-feira (7), às 9 horas, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Tanto a Lei Municipal quanto o Decreto atendem à recomendação nº 01/2010, elaborada pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Estado da Bahia. Ambos os órgãos recomendaram a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Itaú, HSBC Bank Brasil, Unibanco, Banco Mercantil do Brasil e Santander que o atendimento seja realizado baseado no prazo estipulado pelos documentos.

Os órgãos também recomendam que todo atendimento aos usuários seja feito mediante a entrega de bilhete de “senha” no qual conste o horário de chegada e o horário de atendimento, bem como a disponibilidade de cadeiras, bebedouros e banheiros, inclusive acessíveis a deficientes físicos para os clientes.

Como o órgão sempre atuou na fiscalização dessas agências, o MPE e o MPF encaminharam essa recomendação para a Comdecon visando que a mesma aja junto às agências e procure as melhores formas de cumprir a Lei.

De acordo com uma das advogadas da Comdecon, Marcelle Esteves, esta lei diz respeito aos 15 minutos de prazo de atendimento nas agências bancárias que não vêm sendo cumprida em Feira de Santana. Já o Decreto Municipal regulamenta a lei e informa que é necessário ter a senha e o registro nos caixas do horário de atendimento, além da assinatura do consumidor para comprovar.

“Sempre que é verificada infração a esta Lei Municipal, o órgão atua e notifica a empresa, abrindo um prazo de 10 dias para defesa e, após esse prazo emite uma decisão. Se a empresa for condenada, é emitida uma multa”, afirma.

No documento, o MPE e o MPF requisitam informações sobre o acatamento ou não da recomendação, no prazo de 15 dias Úteis.

Capuchinhos com nova sinalização

Tráfego de veículos passa a operar com novo sentido

O tráfego de veículos no quadrilátero entre as avenidas Maria Quitéria, Getúlio Vargas, João Durval Carneiro e Presidente Dutra, no bairro Capuchinhos, passa a operar com novo sentido, visando evitar congestionamento no trânsito e proporcionar maior segurança aos transeuntes. Algumas ruas receberam sinalização e passaram a ser de mão única, desde a manhã desta terça-feira (6).

Com as mudanças, a rua Juracy Magalhães passou a ser mão única no sentido de quem sai da avenida Getúlio Vargas em direção da avenida Presidente Dutra. A rua Castelo Branco passou a ter sentido único saindo da avenida Maria Quitéria em direção da avenida João Durval Carneiro.

As alterações também envolveram a rua Brigadeiro Eduardo Gomes, passando a funcionar como mão única para quem sai da avenida João Durval Carneiro em direção da avenida Maria Quitéria. Enquanto isso, a rua General João Costa passa a ser mão única saindo da avenida Maria Quitéria em direção da avenida João Durval Carneiro.

O superintendente municipal de Trânsito, Vanderval Menezes, explica que as mudanças fazem parte de estudos dentro do Plano Diretor de Trânsito de Feira de Santana, que já está sendo posto em prática em diversos locais. “As intervenções vão favorecer as avenidas João Durval Carneiro e Getúlio Vargas, oferecendo opções para tráfego de veículos, diminuindo um pouco o fluxo nestas avenidas”, observou.

As intervenções visam amenizar o impacto do fluxo concentrado de veículo em função da quantidade de veículos de pessoas que se deslocam diariamente para uma faculdade na localidade. “Com esta alteração vamos dar melhor fluidez de veículos e facilitar o acesso de professores e alunos à faculdade”, observou Vanderval Menezes.

Para reforçar as mudanças no sentido do trânsito, a Superintendência Municipal de Trânsito instalou mais de 60 novas placas de sinalização no quadrilátero e também deslocou alguns agentes municipais de trânsito para o local visando ordenar e orientar os motoristas até se adaptarem às mudanças.

Tapa buracos no Anel de Contorno

Compromisso assumido pela ViaBahia com a Prefeitura

A concessionária que realiza obras na BR-324, a ViaBahia, se comprometeu a iniciar de imediato a operação tapa buracos na avenida Eduardo Fróes da Motta, o Anel de Contorno.
A iniciativa foi anunciada na manhã desta terça-feira (6), após reunião entre o prefeito Tarcízio Pimenta, presidente da ViaBahia Sérgio Santillán, engenheiro da concessionária João Tessari; mais os secretários de Desenvolvimento Urbano José Pinheiro e de Planejamento Carlos Brito.

Com as intermitentes chuvas dos últimos dias, o problema aumentou, levando a ocorrência de muitos acidentes no local. O prefeito Tarcízio Pimenta solicitou, inclusive, que a empresa recupere o pavimento do Anel de Contorno e dos acostamentos, que estão comprometendo a segurança de quem está trafegando.

“O engenheiro já saiu da reunião com o objetivo de determinar a equipe dele de manutenção de pista para começar a trabalhar”, disse o secretário de Planejamento, Carlos Brito.

Durante a reunião, representantes da concessionária também informaram que a duplicação da parte Sul da avenida Eduardo Fróes da Motta vai começar até o mês de dezembro deste ano.

As intervenções que serão realizadas foram apresentadas por Santillán, que também apresentou uma imagem aérea do local. Ele também ouviu os secretários de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, e de Planejamento Carlos Brito sobre as intervenções que serão feitas.

Os secretários municipais vão formar um grupo de trabalho para estudar as propostas e apresentar sugestões ao projeto. “Na próxima semana vamos apresentar nosso material durante uma outra reunião. Aprovado tudo, a obra começará dentro do que estava previsto”, afirma o secretário Carlos Brito.

Participação em Conferência Nacional

Evento aconteceu em Brasília entre 27 de junho e 1º de julho

Seis delegados representantes dos segmentos de gestores, prestadores, profissionais e usuários de saúde dos Serviços de Saúde Mental de Feira de Santana participaram da IV Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília-DF, entre os dias 27 de junho e 1º de julho. O tema central do evento foi “Saúde Mental, Direito e Compromisso de Todos: Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios”.

Em março deste ano aconteceu a II Conferência Municipal de Saúde Mental, em Feira de Santana, onde foram eleitos 29 delegados para representarem o município na etapa estadual. Nesta etapa, que aconteceu em maio deste ano no Centro de Convenções, em Salvador, seis delegados foram escolhidos para representar Feira de Santana na etapa nacional.

Segundo Rosana de Cássia Guedes Falcão, coordenadora da Rede de Atenção em Sáude Mental, a participação dos delegados feirenses em um evento dessa natureza é um avanço para Feira de Santana e para Bahia. “Pela primeira vez participaram gestores, usuários, profissionais e prestadores de serviços”, destaca.

São cinco unidades de Centro de Atenção Psicossocial (Caps), em Feira de Santana: um voltado para usuários de álcool e outras drogas (Caps AD), um voltado para crianças e adolescentes (Caps i), e dois voltados para usuários portadores de transtornos mentais severos e persistentes, sendo que um deles conta com cinco leitos para acolhimento com pernoite para usuários desestruturados (Caps II e III, respectivamente).

Os Caps II e III realizam uma média de 3.200 atendimentos por mês. O trabalho é desenvolvido por equipes multiprofissionais composta por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, pedagogos, musicoterapeutas, artistas plásticos, oficineiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos e equipes de apoio.

As sedes do Caps II estão situadas na praça Tiradentes, 22, centro, e na rua Domingos Barbosa de Araújo, 65, Kalilândia. O Caps III está situado na rua Francisco Martins, 239, Centro. A Rede de Atenção em Saúde Mental está localizada na avenida Getúlio Vargas, 2.450, Ponto Central.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121871 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.