Receita Federal apreende drogas e mercadorias contrabandeadas no aeroporto do Galeão

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Mercadorias avaliadas em R$ 25 milhões foram apreendidas entre segunda-feira (05/07/2010) e hoje (7) no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim-Galeão, no Rio de Janeiro. De acordo com a Receita Federal, computadores, máquinas fotográficas, celulares, produtos eletrônicos em geral, óculos e bolsas foram trazidos ilegalmente do exterior, por meio dos Correios, por importadores do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Brasília.

Os empresários tentaram burlar a fiscalização da Receita usando uma falsa declaração dos produtos para evitar o pagamento de impostos. Um inquérito policial deverá ser aberto para investigar os responsáveis pelas cargas, que podem responder pelo crime de descaminho.

De acordo com a Receita Federal, há 15 dias houve uma grande apreensão de produtos chineses no Tom Jobim. Desde então, a fiscalização foi ampliada com a averiguação de 100% dos produtos exportados e importados via Correios no aeroporto carioca. “Para nós [a apreensão desta semana] foi uma surpresa porque, como havia tido uma apreensão muito grande cerca de 15 dias atrás, imaginamos que [as mercadorias importadas de forma ilegal] fossem dar uma esfriada. Mas parece que elas continuaram vindo. Estamos aqui e vamos continuar atuando”, garantiu o inspetor chefe da Receita Federal no Galeão, Rainor Rossi.

Além das mercadorias, a Receita Federal encontrou hoje grande quantidade de maconha e cocaína escondida em livros, revistas e cartões comemorativos e que seria enviada para países europeus, como Espanha, Inglaterra e Holanda. As drogas também foram remetidas por encomendas postadas em agências dos Correios no Rio, em São Paulo, Brasília e Santa Catarina.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112636 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]