Projeto trilha qualifica mais de 500 jovens na capital e interior

Quinhentos e cinqüenta jovens dos municípios de Dias D’ávila, Lauro de Freitas, Camaçari e Salvador recebem, na quarta e sexta-feira (14 e 16/07/2010), às 14h, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, o certificado de participação no Programa Trilha-Setre, coordenado, na Bahia, pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O Trilha-Setre beneficiou 224 jovens dos municípios de Dias D’Ávila, Lauro de Freitas e Camaçari, que fizeram curso de Recepcionista de Hotel com Noções de Inglês, Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Cozinha e Atendente de Farmácia. Até junho foram qualificados 1.214 jovens dos municípios de Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Dias D’ Ávila, Camaçari, Campo Formoso, Senhor do Bomfim, Valença e Camamu.

Até dezembro serão qualificados 12 mil jovens, com idades entre 18 e 29 anos. A Flem é uma das entidades executoras do projeto, sendo responsável pelo atendimento a jovens dos municípios de Lauro de Freitas, Camaçari, Dias D’ávila, Camamu, Valença e Salvador.

A coordenadora do programa pela Setre, Rosane Porto, disse que os resultados esperados envolvem desde a contratação direta à realização de ações de responsabilidade social, passando pelo fomento à economia solidária e ao autoemprego.
“O programa tem ações integradas de educação, trabalho, agricultura e desenvolvimento social e o seu alcance geográfico atinge a 23 municípios baianos”, explica Porto. O Trilha-Setre estimula o empreendedorismo e a geração de renda em atividades alternativas, além de buscar a inserção dos jovens qualificados no mercado de trabalho.

Os jovens atendidos pelo programa são aqueles sem emprego formal, em situação de risco social, em cumprimento de medida socioeducativa, apenados ou egressos do programa Todos Pela Educação (Topa). Os recursos utilizados são oriundos dos governos federal e estadual e os participantes recebem uma bolsa-auxílio, no valor de R$ 100,00, enquanto estão em sala de aula.

Os cursos são gratuitos, com carga horária de 350 e 600 horas, montados de acordo com o perfil e a necessidade de cada região. Os arcos profissionais atendem as áreas de Administração, Agroextrativismo, Vestuário, Telemática, Turismo e Hospitalidade, Esporte e Lazer, Construção Civil (eletricidade, pedreiro e pintor), Meio Ambiente, Saúde e Promoção da Qualidade de Vida.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Be the first to comment on "Projeto trilha qualifica mais de 500 jovens na capital e interior"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*