Programas de planejamento familiar são direcionados para homens e mulheres de Feira de Santana

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Secretaria Municipal da Saúde aumenta oferta de serviços.
Secretaria Municipal da Saúde aumenta oferta de serviços.
Secretaria Municipal da Saúde aumenta oferta de serviços.
Secretaria Municipal da Saúde aumenta oferta de serviços.

O Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher (Paism), oferecido pela Secretaria de Saúde, desenvolve ações voltadas para o bem-estar do seu público alvo. Entre os serviços prestados pelo programa está o de planejamento familiar, que engloba também os homens e é regulamentado pelo Ministério da Saúde, através da lei federal nº 9.263 de 12 de janeiro de 1996.

Conforme a legislação, o planejamento familiar é um direito do cidadão, não podendo ser utilizado para fins de controle demográfico. A população pode ter acesso ao serviço através de postos de Unidade de Saúde da Família (USF), Unidade Básicas de Saúde (UBS) ou das policlínicas da rede municipal. No local de atendimento, os pacientes são recebidos por uma enfermeira capacitada, que faz um levantamento sobre o histórico de saúde do indivíduo.

Quando o paciente possui algum tipo de doença, como o diabetes, por exemplo, é realizado o encaminhamento para que médico faça uma avaliação mais detalhada. Realizada a avaliação, o profissional de saúde apresenta ao paciente quais os métodos contraceptivos mais indicados para ele.
No Município, as mulheres são beneficiadas com a contracepção através de anticoncepcionais orais e injetáveis, preservativo, Dispositivo Intra Uterino (DIU) e cirurgia de ligadura de trompas. Os homens são contemplados com a entrega de preservativos e por meio da cirurgia de vasectomia (interrupção do canal que leva os espermatozóides produzidos nos testículos ao sêmen).

Conforme a lei do planejamento familiar, os métodos contraceptivos cirúrgicos só podem ser aplicados às pessoas com idade mínima de 25 anos ou que possuem, no mínimo, dois filhos, devido à esterilização provocada no paciente.

Segundo a coordenadora do Paism, Rita Rios, a ação contraceptiva é realizada após o acordo entre o profissional de saúde e o paciente. “Todas as decisões são tomadas conforme a avaliação clínica e com o desejo do paciente. Os métodos de contracepção são apresentados de forma que o cidadão saiba quais as conseqüências que cada um deles traz, principalmente quando se trata dos meios cirúrgicos, pelo fato de serem esterilizantes”, destaca.

Famílias desalojadas são beneficiadas

Recebimento de casas através do programa Minha Casa, Minha Vida

Famílias que perderam suas casas ou cujas residências foram indicadas para demolição pela Defesa Civil por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade durante o mês de abril estão tendo prioridade no recebimento de casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Já estão residindo em casas do programa cerca de 60 famílias que estavam morando temporariamente em imóveis alugados pela Prefeitura de Feira de Santana. Elas foram beneficiadas com casas no Conjunto Habitacional Nova Conceição, no bairro Conceição. Esse foi o primeiro empreendimento do programa.

Outras 40 famílias que perderam suas casas devido às chuvas estão em fase de regularização de documentos para posteriormente assinarem os contratos dos imóveis que ocuparão no segundo empreendimento do programa, o conjunto Conceição Ville, também no bairro Conceição.

“Com a chamada dessas novas famílias, fica faltando chamar poucas para que todas as pessoas que perderam suas casas tenham um novo lar”, diz o secretário de Habitação, Magno Felzemburgh.

Segundo o secretário, o objetivo é priorizar todas as famílias que estão sem moradia própria por causa das chuvas, para que elas sejam contempladas com casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” o mais rápido possível.

Saúde aumenta oferta de serviços

Cirurgias serão marcadas através da Central de Regulação

A Secretaria de Saúde vai ofertar à população serviços de cirurgias de cabeça e pescoço a partir do mês de agosto. Entre as patologias que acometem os órgãos dessas regiões e que serão tratadas, gratuitamente, estão as más formações congênitas, como o cisto tireoglosso e o câncer de tireóide.

Conforme o secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, a oferta das cirurgias é uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana. “Os serviços serão custeados com recursos próprios do Município, contemplando o cidadão com essas novas especialidades”, destaca.

As cirurgias serão marcadas através da Central de Regulação e realizadas na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), localizada no Hospital Dom Pedro de Alcântara.

Reunião com coordenação de Policlínicas

Normas e rotinas das Policlínicas entre os assuntos discutidos

Capacitação de profissionais da área de saúde, escalas médicas, normas e rotinas das Policlínicas do município foram alguns dos assuntos discutidos em reunião que aconteceu na quinta-feira (22), na Secretaria de Saúde.

Participaram da reunião a diretora de Gestão da Secretaria de Saúde, Gilberte Lucas, e o coordenador médico das Policlínicas, Leone Coelho Leda, além de coordenadores da unidades.

As discussões também giraram em torno das dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam nos postos de atendimento e na avaliação de propostas que visam solucionar essas dificuldades.

“Essa reunião foi pensada para normatizar as ações e atendimentos realizados nas unidades de pronto atendimento e buscar estratégias para cada vez mais melhorar a rede municipal de saúde”, afirmou Gilberte Lucas.

A diretora informou ainda que serão feitas reuniões nas próprias unidades, com os profissionais que atuam em cada uma delas. “A intenção é promover o diálogo e a troca de ideias, sempre visando melhorias no serviço que prestamos ao cidadão feirense”, finaliza.

Internet gratuita no conjunto Liberdade

Antena que vai distribuir sinal foi instalada em capela

O conjunto Liberdade, no bairro Feira VII, integra agora o grupo das diversas localidades de Feira de Santana que dispõem de Internet banda larga gratuita, disponível através do programa Feira Cidade Digital. A antena que vai distribuir o sinal no conjunto foi instalada na Capela de São Camilo, onde funciona o Centro Comunitário Luz e Labor.

Para a coordenadora do Centro, Salete Prata, a inclusão do conjunto Liberdade no programa vai trazer benefícios importantes. “A Internet gratuita beneficiará tanto os moradores que possuem computadores quanto as crianças que participam do curso de informática básica no Centro, que precisam fazer pesquisas escolares”, ressalta, acrescentando que “a iniciativa do Governo Municipal pode ajudar também a reduzir o analfabetismo digital”.

Segundo ela, poucos moradores sabem da novidade, que será repassada nas missas e também anunciada pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã de domingo (25), durante o encerramento do novenário de São Camilo.

No entanto, os moradores que já tomaram conhecimento da inclusão do conjunto ao Feira Cidade Digital comemoram a novidade. “Todos da minha família acessam a Internet, dos mais novos aos mais velhos. Agora iremos cortar a despesa que tínhamos para ter este acesso e logo providenciarei o material necessário para captar o sinal”, comenta o morador Roque Bezerra de Souza.

Para Manoel Amorim, o acesso à rede mundial de computadores é indispensável. “A Internet é uma ferramenta muito útil no nosso dia a dia, por oferecer diversas finalidades. Expandir esse acesso a um número maior de pessoas é importante e necessário e gratuitamente se torna melhor ainda”, destaca.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123355 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.