Programa da FUNCEB seleciona 96 Filarmônicas na Bahia

Membro da Sociedade Filarmônica Euterpe Feirense toca trompete.
Membro da Sociedade Filarmônica Euterpe Feirense toca trompete.
Membro da Sociedade Filarmônica Euterpe Feirense toca trompete.
Membro da Sociedade Filarmônica Euterpe Feirense toca trompete.

A Diretoria de Música da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA), divulgou o resultado do Programa de Fomento às Filarmônicas, que credenciou 96 filarmônicas em todo o Estado da Bahia. Confira aqui a lista de filarmônicas cadastradas e critérios para apoio.

Os recursos disponibilizados pelo Programa se destinam à aquisição, reforma e conserto de instrumentos musicais, aquisição de equipamentos de informática, fardamento e acessórios para instrumentos musicais, com o intuito de incentivar e valorizar a tradição musical das filarmônicas.

Este é o primeiro Programa com direcionamento específico para as filarmônicas, que pretende atender à solicitação de músicos e de entidades, além de contribuir com a política de descentralização de recursos e dinamização da cultura em toda a Bahia, posssibilitando a continuidade de ações já existentes e também o fortalecimento das entidades musicais.

O processo de cadastramento das entidades musicais teve início em 2009, sendo o lançamento do Programa de Fomento oficializado em maio de 2010, na abertura do IV Encontro Estadual de Gestores de Cultura. Com entrada franca, o evento contou com a participação da Grande Filarmônica, regida pelo maestro Fred Dantas e composta por 140 músicos integrantes da Sociedade Filarmônica Filhos de Apolo (Santo Amaro), da Sociedade Filarmônica 2 de Janeiro (Jacobina), da Sociedade Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses (Senhor do Bonfim) e da Sociedade Musical Oficina de Frevos e Dobrados (Salvador). Entre as entidades credenciadas estão a Sociedade Musical Oficina de Frevos e Dobrados e a Filarmônica Ufberê, ambas de Salvador, e as 94 restantes do interior do Estado.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108720 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]