PROCON Central atendeu 2.318pessoas em um mês

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O número de atendimentos no Posto Central do Procon/BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), subiu 123%, entre 24 de maio e 22 de junho de 2010, se comparado ao mesmo período de 2009 – ano em que o órgão foi classificado como o quarto melhor do país, com 80,87% das demandas resolvidas de imediato.

O Posto Central do Procon está localizado na rua Carlos Gomes, número 749, centro de Salvador, e tem oferecido melhores condições de atendimento ao público consumidor, após reforma realizada em março deste ano. Funciona nos turnos matutino e vespertino, no horário das 8h30 às 17 horas.

Somente durante o mês de junho foram registrados 2.045 atendimentos, o que resultou em uma média de 113,61 consumidores assistidos por dia. No total, foram 398 aberturas diretas de reclamação, 759 atendimentos preliminares, 05 cartas de informações preliminares, 91 atendimentos extra-Procon e 1.065 consultas, totalizando 2.318 atendimentos nos dois meses, contra 1.039 do mesmo período do ano passado.

Os 10 fornecedores mais reclamados no último mês foram a Coelba, Oi, Embasa, Insinuante, IBI cartão, Ricardo Eletro, Whirlpool S/A, Banco Itaú Card, Tim e Vivo. Nos demais postos do órgão, foram registrados 3462 atendimentos, nesse mesmo período.

A reforma do Posto Central, em março, possibilitou maior dinamismo ao atendimento das demandas dos consumidores, que passaram a contar com o dobro de guichês de recepção, melhor estrutura e instalações mais acessíveis às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo a inclusão dos consumidores que fazem parte deste segmento social.

Atualmente, funcionam seis guichês de atendimento, com 13 profissionais que se dividem entre os turnos matutino e vespertino. O posto, que antes ocupava apenas a metade do andar térreo do prédio, passou a ocupar um andar inteiro e terá 14 guichês em funcionamento, incluindo os de triagem. Com a reforma, o setor de conciliação foi transferido do térreo para o primeiro andar, agora com seis salas.

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos também dobrou o número de postos na Bahia, de quatro para oito, implantando pela primeira vez, em 19 anos de atuação do órgão, um posto no interior do Estado, localizado no município de Jequié.

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