Prefeitura de Feira de Feira de Santana vai iniciar obras na Avenida de Canal. Leia esta e outras notícias da PMFS

Ingá se compromete em atender pedido feito pelo Governo Municipal

O Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), órgão da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos, se comprometeu em atender em tempo hábil o pedido feito pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, sobre a outorga para a realização de obras na avenida Padre Anchieta (a de Canal). A reunião aconteceu na manhã de quarta-feira (07/07/2010) entre representantes da Secretaria, do Ingá e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Pedra do Cavalo.

O objetivo da Secretaria de Meio Ambiente é realizar serviços de limpeza, desobstrução, cobertura e recuperação do canal a fim de melhorar a vida de moradores residentes no local e aqueles que moram nos bairros Calumbi, Rua Nova, Baraúnas e Galiléia.

Segundo Lucílio Flores, diretor do Departamento de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, por se tratar de um canal que capta as águas das chuvas e canaliza-as para o rio Jacuípe, o Ingá entende que é necessária outorga para realizar intervenções.

“Segundo a legislação do órgão, poços, águas superficiais como rios e uso de águas de qualquer natureza, além de processos de esgotamento sanitário necessitam de autorização para qualquer tipo de intervenção”, explica.

O diretor afirma que já está com a lista em mãos dos documentos necessários para a outorga e até sexta-feira (9) vai dar entrada na documentação. “Há um pedido de nossa parte para que esse processo seja analisado em tempo hábil a fim de que a obra não sofra atraso. Eles me prometeram isso”, declara.

Os recursos para a recuperação desse e de outros canais da cidade foram obtidos pela Prefeitura de Feira de Santana, junto ao Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional. A destinação da verba em “caráter emergencial” foi confirmada quando o prefeito Tarcízio Pimenta esteve com os ministros João Santana e Márcio Fortes, em Brasília-DF.

Listas do Minha Casa, Minha Vida

Disponibilizadas no site da Prefeitura de Feira de Santana

As listas contendo os nomes dos contemplados pelo programa “Minha Casa, Minha Vida” estão disponíveis no site da Prefeitura de Feira de Santana, através do endereço eletrônicowww.feiradesantana.ba.gov.br.

A relação está no ícone “Serviços”, encontrado na capa da página da Prefeitura. As listas são referentes aos convocados do empreendimento Residencial Conceição Ville e apartamentos Vida Nova Aviário I.

As listas foram disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal e divulgadas pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. A primeira conta com mais de 500 nomes; já a segunda lista apresenta a convocação de outras 571 pessoas.

Reforma em escola tem ritmo diminuído

Execução de obras depende de condições climáticas

As obras de reforma e modernização da Escola Municipal Antônio Elói da Costa, no bairro Baraúnas, diminuíram o ritmo de execução em função das chuvas que vêm caindo na cidade nos últimos dias. O serviço está limitado às áreas internas, até que as condições climáticas favoreçam a retomada total das intervenções nas áreas externas.

Com 425 alunos, as aulas foram transferidas temporariamente para o antigo prédio da Escola Municipal Elizabeth Johnson. “A mudança continuará até a reforma estar totalmente concluída, de forma a não interferir no calendário escolar”, esclareceu a vice-diretora Zélia Viana.

Promovidas com recursos próprios, as obras envolvem recuperação de telhado, pintura geral, manutenção das instalações elétrica e hidráulica, aumento da altura do muro visando proporcionar maior proteção, revestimento cerâmico nas paredes, colocação de forro de PVC nas salas e piso de alta resistência.

Além da manutenção do telhado e da alvenaria, o prédio já está com forro na sala onde será instalado o centro de informática e lousa digital. Já o revestimento cerâmico está em fase de acabamento, enquanto o contra-piso já foi feito e agora está sendo preparado para colocação do piso de alta-resistência.

A execução do serviço, conforme o mestre-de-obras da construtora CVM, vencedora de licitação pública para execução do serviço, Agnaldo Ferreira Rodrigues, está sofrendo influência direta das condições climáticas. “Enquanto as chuvas continuarem, o ritmo das obras também diminui. Mas, a partir de quinta-feira (8), com a estiagem, as obras devem estar em ritmo acelerado”, frisou.

Omissão analisa currículo dos candidatos

Entrevista está prevista para a próxima semana

Os candidatos inscritos no processo seletivo simplificado que visa à contratação de professores para a rede municipal de ensino, que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital do concurso da Prefeitura de Feira de Santana, poderão ser convocados para a entrevista a partir da próxima segunda-feira (12).

A primeira etapa, que consiste na análise dos currículos devidamente comprovados, foi iniciada na segunda-feira (5) e a conclusão está prevista para esta sexta-feira (9). A análise curricular está sendo feita pela Comissão Avaliadora Processo de Seleção Pública Simplificada, formada por três membros: Vera Lúcia Bastos Silva, representante da Secretaria de Educação, que preside o grupo; Renato Silveira Magalhães, representante da Secretaria de Administração; e Geraldo Aragão Guerra, representante da Procuradoria Geral do Município.

Cerca de 700 candidatos disputam as 150 vagas oferecidas – 120 vagas para a área de Pedagogia, 10 vagas para Matemática, 10 vagas para Letras Vernáculas, mais cinco vagas para História e Geografia e outras cinco vagas para Ciências. Para a entrevista, segunda etapa do concurso, serão convocados 300 candidatos, quantidade em dobro de vagas ofertadas.

Os selecionados para preencher as vagas serão contratados pelo período de seis meses, sendo que este prazo pode ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo. Eles serão convocados para assumir suas vagas à medida que forem vencendo os contratos de estagiários que atuam na rede municipal de ensino.

Praça do Bem-Te-Vi modernizada

Sinal gratuito de Internet no equipamento 

Construída há 20 anos, a praça do Bem Te-Vi, no bairro que leva o mesmo nome, ao longo da avenida Rio de Janeiro, está sendo modernizada, visando oferecer opção de lazer e conforto para os moradores. Além de novos equipamentos, atendendo crianças e adultos, o espaço também será integrado ao programa Feira Cidade Digital, com Internet banda larga gratuita, oferecida pela Prefeitura de Feira de Santana.

As obras estão sendo executadas com recursos próprios do Município e desenvolvidas através de operários da Secretaria de Serviços Públicos. Vão resultar na oferta de novo paisagismo, com a revitalização dos canteiros verdes utilizando plantas típicas da região, mais resistentes aos períodos de estiagem.

Na praça está sendo construído um quiosque com sanitário e será implantado um novo sistema de iluminação pública, eficientizada para garantir maior segurança aos usuários à noite. Piso em concreto também está sendo recuperado e o muro lateral será transformado em um painel colorido.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]