Prefeitura de Feira de Santana antecipa salário de julho. Leia esta e outras notícias da PMFS

Educação ambiental conscientiza alunos da rede municipal.
Educação ambiental conscientiza alunos da rede municipal.
Educação ambiental conscientiza alunos da rede municipal.
Educação ambiental conscientiza alunos da rede municipal.

Servidores recebem seus salários nesta sexta-feira

A Prefeitura de Feira de Santana vai antecipar o pagamento dos servidores. O salário referente ao mês de julho será pago nesta sexta-feira (23/07/2010), dois dias antes do estabelecido pelo cronograma que tem como data o dia 25, que cai num domingo.

A antecipação do salário será para todos os servidores da administração direta e indireta da Prefeitura assim como para aposentados e pensionistas.

O secretário de Administração, João Marinho Gomes Júnior, ressaltou o compromisso do Governo Municipal em manter em dia o salário dos servidores da Prefeitura de Feira de Santana.

“A Secretaria da Fazenda foi comunicada da necessidade de antecipar o salário em razão do dia 25 cair no domingo e a segunda-feira (26) ser feriado municipal, quando se comemora o dia da padroeira da cidade, Senhora SantAna. Foi feita uma programação e os servidores terão seus salários depositados nesta sexta-feira”, disse.

Solidariedade a vereador

Governo Municipal solidário ao vereador Lulinha

O Governo Municipal apresenta sua solidariedade ao vereador Luiz Augusto de Jesus (DEM), o Lulinha, pelo o falecimento de sua mãe, Maria das Dores de Jesus, aos 67 anos. O corpo está sendo velado na rua Morro Amarelo, 440, bairro Conceição.

Maria das Dores de Jesus faleceu na noite de quarta-feira (21), por volta das 19 horas. O sepultamento vai ocorrer às 16 horas desta quinta-feira (22), no Cemitério João Batista, no bairro Mangabeira. Maria das Dores de Jesus deixa cinco filhos, onze netos e um bisneto.

Procedimentos do Pace agilizados

5.715 atendimentos de janeiro a junho deste ano

Otimização, maior agilidade e mais humanização na prestação do serviço. Esses são os principais objetivos da recém-criada Central de Atendimento Especial para acolher solicitações e realizar procedimentos de inclusão ao Programa de Acessibilidade ao Cidadão Especial (Pace), em Feira de Santana.

A unidade especial está funcionando desde o início deste mês de junho na Secretaria de Transportes e Trânsito, próximo ao Boulevard Shopping, e atende especificamente pessoas portadoras de necessidades especiais, alto grau de dependência, mobilidade reduzida e sem autonomia para o uso dos meios de transportes convencionais.

Os solicitantes de inclusão ao programa são atendidos por um médico-perito e um assistente social, responsáveis pelos encaminhamentos das avaliações ao Conselho Municipal do Deficiente, que, por sua vez, dão o parecer final sobre a acessibilidade do cidadão ao Pace. Pelo menos 20 pessoas portadoras de necessidades especiais são atendidas por dia.

De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, já é possível observar uma maior comodidade e agilidade do serviço com o pleno funcionamento da Central, reduzindo, por exemplo, de 60 para 20 dias o período de avaliação das pessoas. “Celeridade e humanização no atendimento são os principais objetivos da nova unidade”, assegura.

Ainda segundo o secretário, cerca de 300 novas solicitações de acesso ao programa estão sendo avaliadas e, atualmente, 166 portadores de necessidades especiais são assistidos pelo Pace. De janeiro a junho deste ano, foram feitos 5.715 atendimentos, enquanto, em 2009, 9.837 deslocamentos. “É pensamento do Governo Municipal ampliar o número de atendimentos no futuro”, conta.

Oito vans adaptadas com elevadores, travas de segurança e rádios fazem o transporte gratuito dessas pessoas, atendendo as suas necessidades referentes aos setores de saúde, educação, habilitação, reabilitação, cultura, esporte e lazer. Os acompanhantes dos usuários também podem utilizar o serviço.

Expectativa com Sistema de Educação Digital

Projeto experimental implantado no Centro de Educação Monteiro Lobato

O Sistema de Educação Digital está em fase de implantação no Centro de Educação Municipal Monteiro Lobato, como projeto experimental que visa atender todas as escolas da rede municipal de ensino. Com a iniciativa pioneira, pais e professores terão acompanhamento online da vida escolar dos estudantes.

O projeto visa gerenciar, de forma integrada, todas as informações sobre os serviços de educação, além de manter cadastro unificado dos alunos e professores, gerenciar demandas e ofertas na prestação de serviços de educação e controlar eficientemente a produção das unidades de ensino.

No Centro de Educação Monteiro Lobato, o benefício é motivo de expectativa. Para a vice-diretora do turno matutino, Débora Lima, este será um salto para a melhoria da informação e um facilitador na relação entre a escola e os pais. “A maioria dos pais vem à escola uma vez por ano, apenas para a reunião de pais e mestres. Com a informatização do boletim e da frequência dos alunos, eles vão poder acompanhar mais”, acredita.

A professora Gildete Suzarte Bullos, que trabalha na instituição há 26 anos, acrescenta que o projeto vai servir como uma assessoria para os professores, além de disponibilizar maior acompanhamento dos pais. Porém, ela alerta que, independente do acesso às informações escolares do filho, a ida à escola é indispensável.

O Sistema de Educação Digital será implantado na sala da Biblioteca Professora Lélia Vitor Fernandes de Oliveira, onde já foi instalada uma lousa digital e dez computadores disponíbilizados para os alunos. A escola também conta com uma sala de informática, com aulas para estudantes dos turnos opostos.

Mais 219 escolas da rede municipal de ensino serão informatizadas, tanto da zona urbana quanto da rural, a partir do ano letivo de 2011.
Circuito Ambiental até sexta-feira

Educação ambiental conscientiza alunos da rede municipal

Além de aprender noções de Educação Ambiental de uma forma diferenciada, os alunos da rede municipal de ensino que visitam a Oficina Itinerante Circuito Ambiental (Oica) estão também obtendo uma conscientização mais crítica sobre as formas de contribuir com a sustentabilidade do planeta.

Na quarta-feira (21), terceiro dia das atividades, foi a vez de estudantes da Escola Municipal Ana Maria Alves dos Santos visitarem o equipamento, que se encontra instalado no Espaço de Cultura, Arte e Lazer Marcus Moraes, na avenida Getúlio Vargas.

Para Rafaela Santos de Jesus, 13 anos, que cursa a 6ª série, o conhecimento adquirido foi importante e vai ser levado para sua casa. “Tive a oportunidade de aprender simples atitudes que podem ajudar a preservar o meio ambiente. Basta apenas pôr em prática e cada um fazer a sua parte. Vou ensinar aos meus pais, para que eles também possam adotar as mesmas medidas”, comenta.

Opinião semelhante é a de Raíla Santos de Jesus, 12 anos, que também cursa a 6ª série. “Os temas abordados vão nos orientar a mudar hábitos e assim amenizar os danos causados pelas agressões ambientais. Com certeza levarei a outras pessoas tudo o que aprendi”, ressalta.

A visita da Oficina Itinerante Circuito Ambiental à cidade é promovida pela Belgo Bekaert Nordeste e Fundação Arcelor Mittal, em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana. De acordo com a coordenadora das oficinas, Cristiana de Oliveira Andrade, aproximadamente 500 alunos e 30 educadores tiveram a oportunidade de assistir as aulas na carreta nesses três dias de atividade. O equipamento permanece na cidade até sexta-feira (23).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108140 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]