Praça em Sergipe concorre a patrimônio mundial da Unesco

Praça de São Francisco
Praça de São Francisco
Praça de São Francisco
Praça de São Francisco

Agência da ONU recebeu indicações de 33 países, que inclui Icnitas de Dinossauros, indicado por Portugal e Espanha; reunião que ocorre em Brasília contou com diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, e ministro brasileiro da cultura na abertura.

O Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, está reunido em Brasília, analisando as indicações de locais que poderão entrar na lista dos novos patrimônios mundiais.

A abertura da sessão, no domingo, contou com a presença do ministro da Cultura do Brasil, João Luiz da Silva Ferreira e da diretora-geral da Unesco, Irina Bokova. Ela ressaltou a ligação entre patrimônios e os grandes desafios para o desenvolvimento mundial.

Sustentabilidade

Segundo Bokova, os patrimônios podem servir de teste para medidas inovadoras de proteção que envolvam comunidades e também como laboratórios para o desenvolvimento sustentável.

O comitê da Unesco recebeu 39 indicações de 33 países, incluindo propriedades naturais e culturais. A Praça de São Franciso, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe, concorre a uma vaga na lista dos patrimônios mundiais.

Dinossauros

Portugal e Espanham indicaram as Icnitas de Dinossauros da Península Ibérica, um sítio natural onde há pegadas fossilizadas de dinossauros. A Cidade Episcopal de Albi, na França, as Cavernas Pré-Históricas de Yagul, no México e o observatório religioso de Jantar Mantar, na Índia, são outras indicações que passam por análise.

Os participantes do encontro analisam ainda o estado de conservação de 147 propriedades do Patrimônio Mundial, incluindo 31 patrimônios em perigo e outros 36 que são motivo de séria preocupação.

Até o momento, 890 propriedades em todo o mundo já foram reconhecidas pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. O grupo é formado por representantes de 21 países, que se reúnem anualmente para incluir novos locais na lista. O encontro em Brasília segue até 3 de agosto.

*Com informações da Rádio ONU

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111079 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]